Ex-treinador de Cbum faz alerta sobre físico de Ramon Dino para Mr. Olympia

Hany Rambod, ex-treinador de Chris Bumstead, Phil Heath, Hadi Choopan, Derek Lunsford e outras estrelas do fisiculturismo, fez uma análise completa do físico que Ramon Dino apresentou no último Mr. Olympia, quanto terminou em quarto lugar na categoria Classic Physique.

Em vídeo publicado no Youtube, o coach, que anunciou aposentadoria no final do ano passado, fez muitos elogios e também deu alguns alertas para o brasileiro, além de indicar exercícios para melhorar os pontos citados.

O norte-americano destacou que Ramon chegou ao Olympia 2024 menor e um pouco mais “aguado”, que não foi o melhor físico da carreira de Dino e que algumas das observações não seriam aplicadas aos anos em que o atleta ficou com o vice (2022 e 2023).

Pontos gerais

Em resumo, Hany acredita que Dino precisa tomar cuidado para não deixar o antebraço ficar tão grande a ponto de parecer que o bíceps e o resto do braço são pequenos, o que prejudicaria a simetria do físico. Os posteriores também precisam de um pouco mais de volume.

O acreano também foi orientado a aumentar a definição dos quadríceps, melhorar e aumentar a linha das dorsais, além de ganhar mais volume no tríceps e nos posteriores. As panturrilhas e os posteriores também precisam de mais definição e detalhes.

O ex-coach ainda falou sobre desenvolver o condicionamento geral do físico, o que pode dar uma sensação de que ele está com um tamanho maior.

Aumentar a linha das costas deixaria o Ramon ainda mais com o aspecto em “X”, que é o padrão exigido para a categoria Classic Physique. O brasileiro recebeu nota geral 8.3.

“Sugiro que você se certifique de ter a manipulação correta de água nos últimos dias”, recomendou. Fabricio Pacholok, atual treinador de Ramon, deixou um comentário na publicação com vários emojis de palmas.

Pontos que Ramon precisa melhorar (segundo Hany Rambod)

  • Não deixar o antebraço tão grande em relação ao braço todo
  • Mais definição nos quadríceps
  • Aumentar a linha das dorsais
  • Aumentar volume nos tríceps
  • Aumentar os posteriores
  • Mais detalhes nos posteriores
  • Mais detalhes nas panturrilhas
  • Melhorar o condicionamento (definição) do físico como um todo

Confira abaixo a análise de Hany Rambod, um dos principais nomes da história do fisiculturismo.

Pose “duplo bíceps”

“Na pose duplo bíceps, o que se destaca não é apenas o fato de que ele tem ótimos braços, mas ele tem antebraços insanos. Para ser honesto, eu diria que, se ele não tomar cuidado, eles podem ficar muito grandes e criar uma aparência desproporcional em relação aos bíceps, tríceps e ao resto dos braços”, alertou.

“Se o antebraço ficar muito grande, ele pode fazer o bíceps parecer pequeno. Ter antebraços grandes é ótimo, mas eles podem prejudicar a simetria do físico”, completou.

Membros inferiores

Hany Rambod fez elogios aos membros inferiores de Ramon, mas destacou que há uma região (no interior das pernas) que pode ficar mais definidas.

“Ótimos quadríceps, bonitos, largos e muito bem separados, mas eu gostaria de ver mais detalhes [dos músculos]. Conforme ele for secando, ele vai ficar ainda mais separado, mas a qualidade dos músculos dele é excelente”, afirmou.

Dino sempre se destacou pelo condicionamento que apresentava nos palcos. Em 2023, chegou a estar mais seco e definido que o próprio Cbum, campeão daquele ano. Mas, em 2024, não conseguiu trazer o mesmo nível dos anos anteriores.

Cintura e desenho

“A seção intermediária [do físico] é excelente, porque ele tem o formato em “X”. Ele tem a cintura pequena e fina, e eu amo o fato de poder ver o contorno do abdome, são ótimas linhas. Isso é o que realmente dá aquela aparência “texturizada”, explicou.

Dorsais

“Vamos às dorsais, elas poderiam subir um pouco mais. Ele tem um ótimo shape, mas pode melhorar um pouco, porque esse desenvolvimento vai fazer aquele desenho em “X” melhor ainda. Queremos deixá-lo mais extremo, com uma proporção maior de dorsais para a cintura”, continuou.

Pose side chest

“Na pose ‘side chest’ [peito lateral], eu realmente gosto da largura. Ela está na proporção certa em relação aos quadríceps. Mas eu gostaria de ver mais profundidade no tríceps, no tríceps externo. Se ele se concentrar mais na parte externa, ele vai mostrar mais largura nos braços em geral.”, afirmou.

Pose duplo bíceps de costas

“A primeira coisa que eu vejo é uma ótima parte superior das costas. As costas parecem muito boas durante todo o tempo. Eu olho a separação dos ombros, adoro ver que o bíceps atingiu um pico muito bom, ele fez um bom trabalho com a pose mostrando essa largura”, analisou.

Hany também destacou que Ramon precisa aumentar a região “V” das costas.

“Ele poderia ser um pouco maior e um pouco mais grosso, sim, mas eu acho que isso é uma questão de preparação, não necessariamente “deixe eu entrar na academia e tentar melhorar”, é mais sobre a preparação. Você vai ver mais detalhes à medida que você fica mais condicionado, mas eu gosto do que eu vejo”, completou.

Membros inferiores

“Sobre os posteriores, é possível deixá-los com mais detalhes, mas isso está ligado ao problema de condicionamento, conforme ele seca, mais é possível ver esses detalhes, e isso fará uma grande diferença no geral e naquela separação [de músculos] que estamos procurando”, finalizou.

“Sobre as panturrilhas, de frente, podemos vê-las bem e cheias, elas parecem boas, mas pode trazer mais detalhes, mas, no geral, ele tem um bom físico”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Ex-treinador de Cbum faz alerta sobre físico de Ramon Dino para Mr. Olympia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.