Investigado por financiar fuga de homem que matou PM a tiros em frente a UPA de Cuiabá é preso no RJ


Crime aconteceu em maio de 2024. O suspeito faz parte do Conselho Final, segmento do grupo criminoso responsável por autorizar punições e determinar ordens de crimes a serem cometidos, tanto contra membros da facção quanto contra rivais. Policial Militar Odenil Alves Pedroso
Reprodução
O suspeito de financiar a fuga de Rafael Amorim de Brito, que teria matado a tiros o policial militar Odenil Alves Pedroso, em Cuiabá, em maio de 2024, foi preso no Rio de Janeiro (RJ), nessa quarta-feira (19). Conhecido como “Tucão”, o suspeito é um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho (CV).
Rafael Amorim de Brito ainda está foragido.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
De acordo com a investigação, “Tucão” faz parte do Conselho Final, segmento do grupo criminoso responsável por autorizar punições e determinar ordens de crimes a serem cometidos, tanto contra membros da facção quanto contra rivais.
A prisão foi resultado de uma ação integrada entre as forças de segurança de Mato Grosso e do Rio de Janeiro. Ele foi encaminhado para à Superintendência Regional da Polícia Federal e levado para uma penitenciária para cumprimento da pena.
O homem era foragido da justiça, tinha um mandado de prisão por uma condenação de mais de 39 anos, além de histórico criminal por associação criminosa, homicídio, latrocínio e sequestro. “Tucão” também está envolvido na morte de um aluno sargento da Polícia Militar de Mato Grosso, em 2004, e foi preso durante as fases da Operação Grená, em 2014 e 2015.
Ele também foi alvo das Operações 10º Mandamento e Red Money, em 2018.
LEIA MAIS:
Suspeito de ajudar na fuga de homem que matou policial é preso em Cuiabá
Suspeito de matar PM a tiros foge de policiais após ser visto em casa de Várzea Grande (MT)
Governo de MT anuncia recompensa de R$ 10 mil por informações sobre suspeito de matar PM a tiros em Cuiabá
Relembre o caso
Câmeras registram momento em que suspeito atira contra policial
Câmeras de segurança próximas ao local registraram o momento do crime. No vídeo, é possível ver que o suspeito chega na unidade de saúde e se aproxima da vítima, já atirando. (veja acima)
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, o militar fazia parte do terceiro batalhão e foi escalado para serviço na UPA. Ele foi atingido na cabeça quando saia da unidade, por um homem que estava passando em uma motocicleta.
Três suspeitos de ajudar na fuga do homem que teria matado Odenil foram mortos em confronto com a PM, no dia 29 de maio, em Sinop, a 503 km de Cuiabá.
Os policias conseguiram prender o homem, que, ao ser questionado sobre ter tentado fugir, disse que seria por ter ajudado Rafael. Ele foi levado à delegacia, onde permanece à disposição da Justiça.
Rafael Amorim de Brito, suspeito de matar a tiros o policial militar Odenil Alves Pedroso
Polícia Militar de Mato Grosso
Adicionar aos favoritos o Link permanente.