Alckmin faz saudação à democracia após denúncia da PGR contra Bolsonaro: ‘Sai desse episódio fortalecida’


Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, comentou sobre a tentativa de golpe após assinatura de contratos entre a Bosch, Finep e BNDES, em Campinas (SP). O vice-presidente Geraldo Alckmin participa de assinatura de contrato entre Bosch, Finep e BNDES, em Campinas (SP), nesta quinta-feira (20)
Reprodução/EPTV
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, “saudou a democracia” ao comentar, nesta quinta-feira (20), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
“O que é importante, primeiro, é a democracia. (…) São valores, democracia, o povo é protagonista. Regimes que têm estabilidade, o povo que decide. Saudar a democracia que sai desse episódio fortalecida. Atentar contra o Estado é crime”.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Também nesta quarta (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o fato de o ex-presidente estar defendendo a anistia (perdão) a acusados de cometer atentados contra o Estado democrático de direito e tramar um golpe de Estado é, em sua visão, uma confissão de culpa.
“As pessoas que ficam querendo antecipar uma discussão sobre anistia estão acusando. Quando o ex-presidente fica pedindo anistia, está provando que é culpado, que cometeu crime. Ele deveria estar falando ‘vou provar minha inocência'”, disse Lula em entrevista à Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
“Ele [Bolsonaro] deveria estar dizendo ‘sou inocente, vou provar minha inocência’. Mas está pedindo anistia. Ou seja, ele está dizendo: ‘Gente, eu sou culpado. Tentei bolar um plano para matar o Lula, o Alckmin, o Alexandre de Moraes, não deu certo porque tive uma diarreia, fiquei com medo, tive que voar para os Estados Unidos”, seguiu Lula.
Lula disse, ainda na entrevista, que o processo vai mostrar que a Justiça é “verdadeiramente para todos”.
E defendeu – como vem fazendo desde que foi preso no âmbito da operação Lava Jato em 2018 – que os acusados tenham direito à ampla defesa e ao contraditório.
🔎 Na terça-feira (18), a Procuradoria-Geral da República denunciou Jair Bolsonaro e outros 33 suspeitos de terem arquitetado uma tentativa de golpe entre 2021 e janeiro de 2023 para impedir a derrota de Bolsonaro nas urnas e a posse de Luiz Inácio Lula da Silva.
🔎 A delação de Mauro Cid, que embasou parte dessa e de outras investigações, foi tornada pública pelo relator dos inquéritos, Alexandre de Moraes, nesta quarta.
Agricultura inteligente
Geraldo Alckmin esteve em Campinas (SP) para a cerimômina de assinatura de contratos de fomento entre a Bosch, Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que somam R$ 521 milhões, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de mobilidade sustentável, agricultura inteligente, indústria 4.0 e digitalização.
De acordo com a empresa, está previsto ainda para 2025 a implantação no Brasil do Centro de Competência Global Bosch de pesquisa, desenvolvimento e manufatura de tecnologias para o agronegócio.
“A Bosch Brasil assumirá as operações de desenvolvimento e manufatura de tecnologias de agricultura inteligente para o grupo Bosch em todo o mundo”, destaca a empresa, em nota.
A previsão da Bosch é gerar mil novos empregos diretos no Brasil até 2027.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.