Chuva e calor nas escolas: “crianças procuram o chão pra se refrescar”

Baixar


O calor extremo tem afetado o dia a dia de professores e estudantes nas escolas do estado de São Paulo. Há uma semana, a Defesa Civil paulista emitiu alerta para que toda a rede de ensino pública redobre os cuidados com as altas temperaturas.

Para o mês de fevereiro, as temperaturas estão 5°C acima da média esperada. Muitos municípios, como Registro, no Vale do Ribeira, têm batido os 40°C.

O alerta de chuvas severas e calor extremo neste início de ano letivo tem alterado a rotina nas salas de aulas paulistanas. A professora de artes Raquel Santos conta que as crianças estão mais agitadas e cansadas na escola pública onde ensina, em São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo.

“Como nós temos uma estrutura um pouco precária, um ventilador só por sala, crianças começaram a procurar o chão pra se refrescar, então brincadeiras de roda têm sido propostas. Algumas crianças deitam pós-refeição na escola em lugares do pátio para poder se sentir um pouco mais frescas”. 

Moradora de Barueri, a professora Ana Clara Ferreira sente a crise climática virar um grande desafio para o cotidiano da escola técnica onde trabalha, na capital paulista. Formada em História, ela ensina ética e políticas públicas e observa que o calor extremo tem afetado bastante seus estudantes, que têm entre 16 a 70 anos.

“O calor extremo e, consequentemente, as chuvas severas atrapalham a vivência em sala de aula no básico: no foco, no estar onde se está. Porque o pensamento é sempre: ‘como a gente vai conseguir voltar para casa, né?’ Ou: ‘quanto tempo isso nos custará?’ A sensação que eu tenho é que estamos largados à própria sorte diante da minha realidade como trabalhadora. Como disse o Emicida, nesse cenário, ‘tudo que nós tem é nós’. É isso que eu tento me apegar para continuar”. 

A Defesa Civil de São Paulo recomenda reforçar a hidratação de alunos e professores. Aconselha também que as escolas evitem realizar atividades em ambientes abertos no período das 10h às 16h, quando o sol está mais forte.

São Paulo (SP), 18/02/2025 - Calor de 35ºC e chuva forte a tarde no centro de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

© Paulo Pinto/Agência Brasil

Geral Em São Paulo, defesa Civil emitiu alerta para rede pública de ensino São Paulo 20/02/2025 – 19:33 Bianca Paiva / Eliane Gonçalves Joana Côrtes – Repórter da Rádio Nacional Calor Escolas São Paulo Chuvas quinta-feira, 20 Fevereiro, 2025 – 19:33 2:03

Adicionar aos favoritos o Link permanente.