Envenenamento no Piauí: Polícia pede prisão preventiva de suspeitos

A Polícia Civil do Piauí solicitou a prisão preventiva de Maria dos Aflitos e Francisco de Assis, suspeitos de envolvimento no envenenamento de sete pessoas da mesma família, além de uma vizinha.

A informação foi confirmada nesta sexta-feira (21) à CNN pelo delegado Abimael Silva, responsável pela investigação do caso. O casal foi transferido na última terça-feira (18) para presídios em Teresina, por questões de segurança, enquanto continuam as apurações sobre o crime.

A transferência de Maria dos Aflitos e Francisco de Assis para a capital piauiense foi determinada pela administração penitenciária, que não divulgou as unidades prisionais para onde os suspeitos foram levados, em cumprimento às medidas de segurança.

Segundo a Polícia Civil, os dois permanecem presos preventivamente enquanto são investigados pelas mortes de duas crianças, ocorridas no ano passado, e por outras seis vítimas fatais em janeiro deste ano. Francisco de Assis foi detido sob suspeita de envolvimento nos crimes em 8 de janeiro, enquanto Maria dos Aflitos foi presa no dia 31 do mesmo mês.

Relembre o caso

No dia 1º de janeiro de 2025, sete pessoas de uma mesma família e uma vizinha foram hospitalizadas com sinais de envenenamento após consumirem um baião de dois contaminado. Seis delas não resistiram e faleceram. A mais recente vítima fatal foi a vizinha, Maria Jocilene da Silva, que faleceu no dia 24 de janeiro.

Ela havia sido internada logo após consumir o alimento no início do ano, mas recebeu alta no dia seguinte. No entanto, ao final de janeiro, Jocilene precisou ser novamente hospitalizada. No dia 31 de janeiro, Maria dos Aflitos, ao ser presa, confessou à polícia que havia envenenado a vizinha com um café, o qual resultou em sua morte.

Além de Maria Jocilene, as outras vítimas fatais são: Maria Gabriela (4 anos, filha de Francisca e neta de Maria dos Aflitos), Manoel da Silva (18 anos, enteado de Francisco, irmão de Francisca e filho de Maria dos Aflitos), Igno Davi da Silva (1 ano e 8 meses, filho de Francisca e neto de Maria dos Aflitos), Maria Lauane (3 anos, filha de Francisca e Neta de Maria dos Aflitos) e Francisca Maria (32 anos, enteada de Francisco, irmã de Manoel e filha de Maria dos Aflitos).

No entanto, o primeiro caso de envenenamento na família foi registrado em agosto de 2024. Dois filhos de Francisca, netos de Maria dos Aflitos, foram hospitalizados com sintomas de envenenamento. João Miguel da Silva, de 7 anos, morreu em 28 de agosto, e seu irmão, Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos, faleceu em 10 de novembro do mesmo ano, após complicações decorrentes de envenenamento.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Envenenamento no Piauí: Polícia pede prisão preventiva de suspeitos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.