Brasil celebra ‘Dia do Imigrante Italiano’ nesta sexta-feira

SÃO PAULO, 21 FEV (ANSA) – O Brasil celebra nesta sexta-feira (21) o Dia do Imigrante Italiano, instituído em 2008 para homenagear o maior movimento migratório internacional da história do país. O 151º aniversário da imigração italiana relembra o desembarque do navio La Sofia, no dia 21 de fevereiro de 1874, em Vitória (ES), com quase 400 pessoas a bordo.   

A chamada Expedição Tabacchi partiu do porto de Gênova e levou ao Espírito Santo italianos do Trentino, que, na época, pertencia ao Império Austro-Húngaro. Ao todo, o navio La Sofia trouxe ao país 386 pessoas, sendo que a maioria delas tinha passaporte austríaco.   

O movimento migratório foi organizado por Pietro Tabacchi, um comerciante que havia falido nos anos 1850 e viajado ao Brasil para escapar dos credores.   

No território sul-americano, a celebração foi estabelecida pelo Congresso como “Dia Nacional do Imigrante Italiano” em 2008, por meio de um projeto de autoria do ex-senador capixaba Gerson Camata (1941-2018), cujo objetivo era “prestar a devida homenagem ao imigrante italiano, que, vindo de terras tão distantes, aqui se instalou e se fez gente nossa”. No ano passado, Brasil e Itália celebraram os 150 anos da imigração com diversos eventos para “salientar a forte proximidade entre os dois países e a significativa contribuição que a comunidade italiana ofereceu para a formação da sociedade brasileira moderna”. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.