Após críticas em 2024, Globo volta a priorizar jornalismo no Carnaval

A Globo apostará em um time de jornalistas consagrados da casa, acompanhados de especialistas com conhecimento na história das escolas de samba para a transmissão do Carnaval 2025, que acontece a partir da noite de sexta-feira, 28. A aposta implica em uma mudança na forma como a cobertura aconteceu em 2024, quando a emissora foi alvo de críticas por parte do público.

Durante apresentação do elenco que comandará a festa, nesta semana, a emissora contou quais mudanças fará na cobertura deste ano, a começar pelo anúncio dos nomes envolvidos nos desfiles de São Paulo.

Everaldo Marques, Valéria Almeida, Judson Sales, Roberto Kovalick, Ailton Graça e Milton Cunha ficarão responsáveis pela cobertura dos primeiros dias de festa no Sambódromo do Anhembi.

Já no Rio de Janeiro, além de Cunha, estarão ao vivo da Marquês de Sapucaí Alex Escobar, Mariana Gross, Karine Alves e Pretinho da Serrinha.

A ideia é que o canal volte a atender uma demanda de quem assiste aos desfiles pela televisão: focar no jornalismo de bastidores e na competição entre as agremiações.

Isso porque tais assuntos deixaram de ser uma prioridade para a Globo em 2024, quando a direção do Carnaval saiu do comando do jornalismo e passou para as mãos de José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, que substituiu grandes nomes já conhecidos por influenciadores digitais.

Nas redes sociais, o canal foi detonado por internautas, que repudiaram a falta de informações transmitidas na televisão, como o histórico das escolas e problemas durante o percurso das agremiações na passarela do samba.

Ao ser questionada pela IstoÉ Gente sobre a possibilidade de esta ter sido a razão para o “troca-troca” de profissionais, a equipe de comunicação da Globo não se manifestou. Porém, em nota, explicou o que motivou a nova abordagem, sem relacioná-la aos apontamentos do ano anterior.

“A Globo está sempre experimentando novos formatos com o objetivo de levar o melhor do espetáculo para as pessoas, com muito respeito à história das Escolas, do carnaval e da cultura brasileira, que tanta gente ama e acompanha. Avaliar e ouvir o público é parte importante do processo. Esse ano, temos um projeto novo que integra de forma ainda mais dinâmica e fluida a participação das equipes do entretenimento e do jornalismo, que estarão no Anhembi e Sapucaí contando tudo que estiver acontecendo. Além do grande espetáculo, o foco da transmissão desse ano está em contar os detalhes da disputa entre as escolas, que faz com que cada uma delas mobilize suas comunidades e parceiros o ano todo em busca do campeonato”, dizia comunicado.

Volta de Mariana Gross

Outra mudança que ocorrerá a partir deste ano será no local onde os jornalistas ficarão durante a transmissão.

A Globo deixou os estúdios que ocupava nos Sambódromos e agora os apresentadores ficarão divididos em cabines ao longo das duas avenidas. Já Mariana e Kovalick estarão no meio dos foliões.

“Eu terei o meu espaço. Eu posso ver algo que ninguém viu ainda e chamar quem está na cabine da transmissão. Essa é a ideia. “Eu amo o Carnaval, então fico na expectativa o ano inteiro. Mas este ano ela está um pouco maior, porque eu estarei apresentando o Grupo Especial pela primeira vez. Então, o coração bate um pouquinho mais acelerado. Estou muito feliz, acho que vai ser um Carnaval grandioso. As escolas estão vindo com enredos muito potentes e muito empenhadas”, disse Gross.

Vale lembrar que Mariana Gross não participou da transmissão do Carnaval 2024 e foi uma das baixas que mais fez falta entre o público que estava acostumado com a cobertura da jornalista todos os anos à frente das câmeras.

Após críticas em 2024, Globo volta a priorizar jornalismo no Carnaval

Mariana Gross está de volta à transmissão do Carnaval 2025 na Globo – Cadu Pilotto/Globo

Milton Cunha, por sua vez, se revezará entre um ponto do sambódromo e a dispersão das escolas, com o intuito de apontar os problemas que poderão surgir quando o desfile chega a esse ponto da avenida.

“O nosso grande desafio é mostrar o ala-ala sem esquecer o julgamento que os jurados vão fazer”, explicou Cunha.

Transmissão do Oscar

Outra novidade que coincidiu com o Carnaval deste ano é a transmissão do Oscar 2025 na Marquês de Sapucaí.

A primeira noite de transmissão será dividida com a exibição da premiação internacional, que conta com o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres como concorrentes à estatueta em três categorias.

“Nós vamos endossar essa torcida [pelo Oscar vir ao Brasil]”, afirmou Gross.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.