União do Parque Acari conta a história do violão pela Série Ouro

Baixar


MÚSICA

Um astro da música em todo o mundo vai receber devida homenagem no Carnaval 2025. No caso específico do Brasil, é impossível pensar em música, sem pensar nele, que une todas as classes sociais e gêneros musicais.

Desde as modinhas e lundus do século 19, até a bossa nova, samba e sertanejo, ele brilha em qualquer gênero. Estamos falando de ninguém menos que o VIOLÃO!

E é justamente esse instrumento de cordas o grande homenageado pela União do Parque Acari, escola de samba da Série Ouro.

MÚSICA

A jovem escola da zona norte do Rio, fundada em abril de 2018, levará para o segundo desfile de sua história no Sambódromo o enredo “Cordas de Prata: o retrato musical do povo”.

O carnavalesco que está construindo a história, destacando o violão como a imagem musicada da cultura brasileira, é Guilherme Estevão, estreante na União do Parque Acari. Para ele, este instrumento é um dos grandes símbolos do Carnaval.

“O violão é o instrumento que vai unir morro e asfalto, vai popularizar uma série de mestres do nosso gênero musical, do nosso carnaval. Então, a gente traz um tema que está intimamente ligado à festa, e consequentemente, torna o desfile do Parque Acari ainda mais forte e representativo para o carnaval”.

MÚSICA

Com importância inestimável para a música popular brasileira, esta tradição de dedilhar as cordas do violão pode dizer muito sobre a história do país. Acredita-se que essa cultura chegou ao samba através dos ciganos, que viviam na região da Pequena África, na zona portuária carioca. Muitos frequentavam a Casa da Tia Ciata, um dos berços do samba urbano na cidade do Rio, e contribuíram muito para a popularização do violão, ao lado de grandes sambistas negros.

Trazer para o público essas memórias e curiosidades é ponto fundamental para o carnavalesco.

“E esse que é o mais interessante, como um instrumento que é tão próximo da gente, que é tão afetivo do brasileiro, carrega consigo uma série de narrativas e histórias super interessantes mas que pouca gente conhece e muito raramente foram conectadas, né. Há poucas pesquisas que conectam essa narrativa do violão, até porque tem várias e várias maneiras de contar a história do violão. E a maneira que o Parque Acari vai contar na avenida é justamente através da ótica da cultura popular brasileira.”

A União do Parque Acari é a segunda a desfilar na Marquês de Sapucaí, no sábado de Carnaval, 1º de março. Na sua estreia na Série Ouro, em 2024, não conseguiu uma boa colocação, ficando em décimo-terceiro lugar no Grupo, composto por 16 agremiações.

MÚSICA

*Com supervisão de Tâmara Freire

Cultura Escola da zona norte desfila no sábado de carnaval na Sapucaí Rio de Janeiro 23/02/2025 – 11:00 Vitória Elizabeth / Akemi Nitahara Caio Azevedo – Estagiário da Rádio Nacional* União do Parque Acari carnaval 2025 Rio de Janeiro Carnaval Rio 2025 escolas de samba Sapucaí domingo, 23 Fevereiro, 2025 – 11:00 3:46

Adicionar aos favoritos o Link permanente.