Botafogo pode fica fora da Copa do Brasil de 2026; veja o cenário

Pelo terceiro ano consecutivo, o Botafogo não classificou-se para as semifinais do Campeonato Carioca. Em campanha ainda pior dos que as últimas duas edições, o Alvinegro ficou fora até mesmo da Taça Rio, disputada pelos times da quinta à oitava posição. Assim, o Glorioso corre o risco de não garantir vaga para a Copa do Brasil em 2026.

O Campeonato Carioca garante cinco vagas na Copa do Brasil: quatro para os classificados às semifinais e uma para o vencedor da Taça Rio.

Agora, para classificar-se para a Copa do Brasil do ano que vem, o Botafogo precisa garantir uma vaga na Copa Libertadores – seja via Brasileirão, Copa do Brasil ou pela própria Libertadores.

Ou seja, caso o Botafogo seja campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores em 2025 garantirá vaga na Copa do Brasil de 2026. Outra chance é garantir a vaga na Libertadores de 2026 via Campeonato Brasileiro, terminando a temporada na zona de classificação.

Fora da semifinal do Estadual, o Botafogo precisará disputar a Taça Rio, que já teve peso maior em outros formatos de disputa do Campeonato Carioca.

Em 2023 e 2024, mesmo atuando com equipes alternativas, o Alvinegro venceu os demais concorrentes. Ao receber o troféu, a celebração foi tímida.

Últimas campanhas do Botafogo na Taça Guanabara

  • 2023: 5º colocado com 19 pontos – Venceu Portuguesa e Audax Rio e conquistou a Taça Rio
  • 2024: 5º colocado com 20 pontos – Venceu Sampaio Corrêa e Boavista e conquistou a Taça Rio
  • 2025: 9º colocado com 13 pontos – Não classificou-se nem para a Taça Rio

Estadual não é prioridade para a SAF

Administrada por John Textor desde 2022, a SAF do Botafogo não coloca a disputa do Estadual como uma das prioridades da temporada. O próprio empresário deixa claro em entrevistas.

A ideia é que o elenco profissional utilize o Campeonato Carioca como parte da pré-temporada, visando os principais torneios, como Brasileirão, Libertadores e Mundial em 2025.

A campanha ruim do Botafogo, contudo, não passa só por isso. O time disputou as primeiras rodadas com uma equipe alternativa enquanto o elenco principal ainda estava de férias.

Com a apresentação tardia em relação ao rivais, por conta da disputa da Copa Intercontinental em dezembro, os resultados seguiram abaixo do esperado sob o comando de Carlos Leiria, do sub-20.

Com a indefinição no comando técnico e muitas mudanças no elenco, o Botafogo também não conseguiu os pontos necessários sob comando de Cláudio Caçapa nas últimas duas rodadas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Botafogo pode fica fora da Copa do Brasil de 2026; veja o cenário no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.