Pedro Luiz e Edson Leite formaram uma das maiores duplas do rádio esportivo

Nas últimas colunas do “Memória da Pan”, tenho destacado a história das transmissões esportivas na Copa de 1958. Hoje gostaria de falar da formação da “Cadeia Verde Amarela”, da Rádio Bandeirantes. O grupo  contou com 283 emissoras espalhadas pelo país. Os narradores Pedro Luiz Paoliello e Edson Leite se destacaram como uma das maiores duplas da história do rádio esportivo. 

Essas narrações são as mais conhecidas e utilizadas até hoje em documentários sobre a conquista de 1958. A Bandeirantes instalou cerca de 180 alto-falantes em pontos estratégicos, como praças e fábricas, e utilizou até mesmo balões sonoros para propagar as transmissões, conforme relatou a Manchete Esportiva: A Rádio Bandeirantes soltou balões no centro da cidade de São Paulo com inscrições de incentivo à seleção. Seis gigantescos balões sonoros, em São Paulo, tiveram um êxito sem precedentes, juntando-se aos inúmeros alto-falantes que, por todo o Brasil, transmitem as peripécias da Copa do Mundo. A equipe de Pedro Luiz, na Suécia, está brilhando em todos os sentidos”.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Pedro Luiz, um dos maiores nomes da narração esportiva do Brasil em todos os tempos, trabalhava na Panamericana, principal concorrente da Bandeirantes, mas mudou de emissora pouco antes da Copa de 1958. A sua contratação foi informada em chamada nos jornais, tal a importância do rádio na vida nacional naquele exato momento.

Compartilho agora um disco comemorativo da Rádio Bandeirantes pela conquista da seleção na Copa de 1958, na Suécia. Espero que gostem.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.