Macron interrompe e corrige Trump em fala sobre assistência europeia à Ucrânia

O presidente da França, Emmanuel Macron, tentou corrigir o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a natureza do apoio da Europa à Ucrânia durante as negociações no Salão Oval nesta segunda-feira (24), interrompendo o americano enquanto ele falava para observar que ele estava distorcendo os fatos.

O momento ressaltou a dinâmica tensa das negociações em torno da guerra. Embora Trump e Macron parecessem amigáveis ​​e dispostos a se envolver no futuro da Ucrânia, as conversas ocorreram diante do pano de fundo das declarações às vezes falsas de Trump sobre o esforço de guerra.

“Só para vocês entenderem, a Europa está emprestando dinheiro para a Ucrânia. Eles vão receber seu dinheiro de volta”, Trump começou enquanto se preparava para defender um novo acordo que garantiria as receitas minerais da Ucrânia como pagamento retroativo pela assistência americana.

Macron estendeu a mão para agarrar o braço de Trump para interromper.

“Não, na verdade, para ser franco, nós pagamos. Pagamos 60% do esforço total. Foi como os EUA: empréstimos, garantias, subsídios”, disse ele. “Temos US$ 230 bilhões em ativos congelados na Europa, ativos russos. Mas isso não é garantia de um empréstimo porque não é nosso. Então eles estão congelados.”

Trump pareceu ignorar a interjeição: “Se você acredita nisso, está tudo bem para mim. Eles recuperam o dinheiro, e nós não. Mas agora recuperamos.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Macron interrompe e corrige Trump em fala sobre assistência europeia à Ucrânia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.