Rússia está pronta para acordo com EUA sobre metais, diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu aos EUA uma oportunidade de exploração conjunta dos depósitos de metais de terras raras do país, bem como o fornecimento de alumínio para o mercado interno americano, delineando um futuro acordo econômico entre os dois países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse anteriormente que “grandes transações de desenvolvimento econômico com a Rússia” aconteceriam. Duas horas após a declaração de Trump, Putin presidiu uma reunião com ministros russos e assessores econômicos sobre metais de terras raras.

“Nós, a propósito, estaríamos prontos para oferecer aos nossos parceiros americanos, e quando digo ‘parceiros’, quero dizer não apenas estruturas administrativas e governamentais, mas também empresas, se eles demonstrassem interesse em trabalho conjunto”, afirmou Putin à TV estatal após a reunião.

 

 

“Sem dúvida, temos, quero enfatizar, significativamente mais recursos desse tipo do que a Ucrânia”, acrescentou Putin. Ele mencionou que um potencial acordo entre os EUA e a Ucrânia envolvendo metais de terras raras não é uma preocupação para a Rússia.

Ele observou que as empresas russas poderiam fornecer até 2 milhões de toneladas de alumínio ao mercado dos EUA anualmente se o mercado americano reabrisse. A Rússia costumava fornecer cerca de 15% das importações de alumínio dos EUA antes que as taxas proibitivas fossem introduzidas em 2023.

“Isso (o fornecimento de alumínio russo) não afetará significativamente a formação de preços. No entanto, na minha opinião, ainda teria uma influência restritiva nos preços”, disse Putin.

Putin sugeriu que a Rússia e os EUA poderiam trabalhar em conjunto na geração de energia hidrelétrica e na produção de alumínio na região russa de Krasnoyarsk, na Sibéria, que é a base da maior fabricante de alumínio da Rússia, a Rusal.

“O mais importante, na minha opinião, é que poderíamos considerar trabalhar em conjunto com empresas americanas nesta área”, concluiu Putin.

Em uma transcrição publicada pelo Kremlin, Putin afirmou que as terras raras eram um setor prioritário para o desenvolvimento econômico e a competitividade da Rússia.

O presidente russo disse que o governo buscava “impulsionar o potencial da indústria doméstica”, estendendo-se da extração à “fabricação de bens de alta tecnologia prontos para uso”.

“Com base nos resultados do projeto nacional, o volume de produção desses bens deve aumentar várias vezes”, ele acrescentou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rússia está pronta para acordo com EUA sobre metais, diz Putin no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.