Deputado americano pede que Trump suspenda visto de Moraes: ‘Ameaça aos EUA’

O republicano Rich McCormick, representante da Georgia no Congresso americano, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que imponha sanções e revogue o visto de Alexandre de Moraes, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal).

+Por que a denúncia contra Bolsonaro na PGR não freou a mobilização pela anistia

Segundo o congressista, o juiz brasileiro promove uma “perseguição política” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para fraudar as eleições de 2026, “assim como que aconteceu com o presidente Trump”.

Moraes também é uma ameaça aos EUA, censurando empresas americanas e violando a soberania digital“, prosseguiu McCormick, em referência aos bloqueios impostos pelo magistrado às atividades das redes sociais X (antigo Twitter) e Rumble no Brasil até que as companhias garantissem representação legal no país.

Algoz da direita radical, Moraes protagonizou embates jurídicos com as plataformas e ainda relata, no Supremo, as ações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, pela qual Bolsonaro teve o passaporte suspenso e foi denunciado pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Desde que Trump voltou à Casa Branca, lideranças bolsonaristas apostam nos EUA como caminho para contra-atacar a atuação do juiz. O pedido de suspensão do visto é uma dessas estratégias, como reportou a IstoÉ, e depende exclusivamente de uma decisão do presidente americano. Segundo especialistas do direito internacional, contudo, as relações diplomáticas entre os dois países tornam essa medida pouco provável.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.