COP16 é retomada em Roma após fracasso na Colômbia

ROMA, 25 FEV (ANSA) – Roma, capital da Itália, recebe a partir desta terça-feira (25) a sessão conclusiva da 16ª reunião da Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, a COP16.   

O evento dá continuidade aos trabalhos de Cali, na Colômbia, onde os países não conseguiram chegar a um acordo para estabelecer um plano de financiamento detalhado para a proteção da biodiversidade. O objetivo é mobilizar US$ 200 bilhões por ano até 2030.   

“Serão três dias fundamentais, durante os quais governos de quase todo o mundo terão de realizar o que não conseguiram em Cali, na Colômbia, em 2024”, disse em nota o vice-presidente da Câmara dos Deputados da Itália, Sergio Costa, ex-ministro do Meio Ambiente, referindo-se ao encontro interrompido “por falta de quórum na etapa final”.   

Segundo o diretor de Clima, Biodiversidade e Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Kaveh Zahedi, “o objetivo da conferência é definir um rumo para a conservação e uso sustentável da biodiversidade nos próximos anos, não apenas em um contexto global, mas em níveis nacional e local”.   

A reunião “tem um papel chave de garantir a base financeira necessária para dar vida ao Quadro Global de Biodiversidade Kunming-Montreal, o maior acordo internacional sobre conservação da fauna e da flora”, acrescentou Zahedi em nota.   

“Em uma época em que só se fala em aumentar os gastos com armas, a COP16 de Roma nos traz de volta ao essencial: a proteção dos ecossistemas naturais, fonte da nossa vida”, declarou Costa. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.