Câmara Municipal de SP adia pela terceira vez indicação de membros de comissões

O presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira (União), adiou pela terceira vez, por mais uma semana, o prazo final para indicação de vereadores como membros titulares e suplentes das comissões da casa. Isso ocorreu nesta terça-feira, 25, durante o colégio de líderes. Com a decisão, a votação de projetos continua travada.

O vereador Fabio Riva (MDB), líder de governo na Casa, disse que ainda há discussões em algumas bancadas pois mais de um membro demonstrou interesse na mesma comissão. “Isso demanda uma construção coletiva de ajustes com alguns partidos”, acrescentou. Apesar disso, o parlamentar destacou que houve avanços nas negociações e as indicações devem ficar para depois do carnaval.

Atualmente, a Câmara Municipal de São Paulo tem 15 comissões ao todo. Temas como transporte público, educação e culturas são abordados pelos comitês e discutidos pelos vereadores.

Como mostrou a IstoÉ, há um acordo interno para que o MDB, PL e União Brasil sejam contemplados com as três comissões mais cobiçadas da Casa. A vereadora Sonaira Fernandes, líder do PL na Câmara, é cotada para presidir a Comissão de Educação, Cultura e Esporte nesta legislatura. Já a parlamentar Sandra Santana (MDB) é a escolhida para comandar a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa).

Já o União Brasil deve emplacar Rubinho Nunes na presidência da Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente, que é responsável por analisar temas como zoneamento e uso e ocupação do solo, obras e serviços públicos.

Há expectativa de que a presidência da Comissão de Finanças e Orçamento, voltada para as contas da cidade, fique com o PT, mas ainda não foi definido o nome, segundo uma fonte da IstoÉ.

Abertura de CPI

A abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) depende da formação das comissões. Algumas já estão no radar para serem discutidas, como o valor que a Sabesp está cobrando pela água e a questão de enchentes e inundações na cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.