Nascimento derrota Otoni e assume liderança da Frente Evangélica no Congresso

O deputado Gilberto Nascimento (PSD-SP) foi eleito nesta terça-feira, 25, líder da Frente Parlamentar Evangélica, um dos blocos mais influentes do Congresso.
O pessedista recebeu 117 votos, contra 61 de Otoni de Paula (MDB-RJ), em uma inédita disputa na FPE — desde 2003, quando o grupo foi criado, seus integrantes elegiam o novo coordenador de forma consensual. (Linkar: https://istoe.com.br/sem-consenso-bancada-evangelica-elege-nova-lideranca-em-situacao-inedita-entenda/).
Com a vitória, Nascimento comandará o bloco até o final de 2026. Na campanha até a votação, ele procurou manter uma postura moderada e declarou à IstoÉ, em dezembro de 2024, ser afeito ao “diálogo” com diferentes polos políticos.
Mas o impulso para o expressivo resultado foi a aversão da bancada, que está alinhada à direita — 21 dos 219 integrantes são de partidos de esquerda —, ao suposto lulismo de Otoni de Paula.
Ex-bolsonarista convicto, o emedebista e pastor da Assembleia de Deus de Madureira orou por Lula (PT) em cerimônia no Palácio do Planalto e fez acenos ao presidente em entrevistas, apesar de negar a adesão ao petismo.
Já o novo líder teve apoio de Sóstenes Cavalcante, líder do partido de Jair Bolsonaro (PL) na Câmara e ex-coordenador da FPE, e do pastor Silas Malafaia, presidente da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que afirmou, após a votação: ‘Deu uma lavada no governista Otoni de Paula’.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.