Oscar 2025: veja o que a família Rubens Paiva achou de “Ainda Estou Aqui”

O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, rendeu ao Brasil três indicações ao Oscar deste ano: Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz (Fernanda Torres). A torcida brasileira descobrirá, no domingo (2), durante a cerimônia da 97ª edição da premiação mais importante do cinema, se a equipe do longa voltará para casa com alguma estatueta em mãos.

A história se passa na década de 1970, no período mais intenso da ditadura militar no Brasil, e acompanha a trajetória da família Paiva, composta por Rubens (interpretado por Selton Mello), Eunice (vivida por Fernanda Torres) e seus filhos. A vida da família se transforma completamente quando, em um dia fatídico, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e some sem deixar rastros.

Os filhos de Eunice e Rubens Paiva já se pronunciaram sobre o filme. Confira abaixo as opiniões de cada um deles sobre o longa:

Veja as reações dos filhos de Eunice e Rubens Paiva a “Ainda Estou Aqui”

Marcelo Rubens Paiva

A escritor Marcelo Rubens Paiva é autor do livro que inspirou o longa de Walter Salles. Atuando de perto durante a feitura do filme, o autor de obras como “Blecaute” e “Feliz Ano Velho” afirmou que está otimista com o desempenho da produção no Oscar.

“Vai ser a primeira e única vez que falo de Oscar. Tem muita desinformação na imprensa brasileira. Chances de ganharmos melhor filme estrangeiro são fortes. Todos os prêmios que Emilia Pérez ganhou, como Bafta e Globo de Ouro, foram ‘votados’ antes das polêmicas que o filme gerou”, começou ele na rede social.

“A disputa está acirrada? Todo ano é assim. O Bafta de fato embolou. Mas tem um detalhe. ‘Ainda Estou Aqui’ estreia apenas hoje no Reino Unido. Pouca gente viu o filme lá. Tanto que Fernandinha nem foi indicada. Minha aposta: ela ou a maravilhosa Mickey Madison ganham o Oscar”, continuou.

Vera Paiva

Professora titular da Universidade de São Paulo (USP), Vera Paiva, 71, primogênita de Eunice e Rubens Paiva, esteve no Altas Horas, da TV Globo, e comentou sobre a estreia de “Ainda Estou Aqui”.

No programa, Vera detalhou a complexidade de assistir à vida da família sendo retratada nas telas. “É difícil, porque a imagem do Marcelo, claro, sou eu, somos nós, mas na perspectiva dele de um lado, encarnados por atores e atrizes maravilhosos”, disse.

Maria Eliana Paiva

Maria Eliana, que esteve presa por um dia e viu essa situação retratada no filme, contou à Marie Claire que não pretendo rever o longa de Walter Salles.

“Primeiro, porque tem muita ficção. Situações reais que foram condensadas de forma dramática. Isso me aflige um pouco, porque é a minha família, mas ao mesmo tempo não é. Depois, conheço a história de cor e salteado. E não tenho muito interesse em ver aspectos do filme como filme, porque não consigo ter essa distância.”

Ana Lúcia Paiva

Em entrevista ao jornal O Globo, Ana Lúcia Paiva afirmou que se sente vingada com “Ainda Estou Aqui”. Ela lembrou da vida que a família levou após Rubens Paiva ter sido e torturado e morto.

“Eu me senti vingada por esse filme. É uma palavra horrível, né? Uma amiga disse para eu usar outra palavra. Quer saber? Torturaram e mataram o meu pai, olha a vida que a minha mãe teve, que a gente teve. E olha como eu estou me vingando: com um filme! O mundo todo está vendo a nossa história, a história que a gente precisou esconder da vida toda, que o Brasil escondeu. Agora, eu quero saber em detalhes o que aconteceu com o meu pai, como o mataram e o que fizeram com o corpo. Eu quero saber”, declarou.

Maria Beatriz Paiva

Maria Beatriz, por sua vez, reverenciou a atuação de Fernanda Torres e afirmou que a atriz conseguiu captar a essência de Eunice Paiva nas cenas.

“Minha mãe era o silêncio em pessoa. Ela não chorava. Levantou a cabeça e seguiu em frente. Ela era muito contida e racional. Quando dava entrevistas sobre o caso do meu pai, se mostrava uma mulher muito calma e inteligente. E era mesmo. Vi muito dela na atuação brilhante da Fernanda Torres. Mas ela também tinha um outro lado, bem-humorado, soltava umas frases engraçadas”, disse.

Veja como vai ser a cobertura da CNN Brasil no Oscar 2025

“Ainda Estou Aqui”: vendas do livro crescem virtualmente após prêmios

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar 2025: veja o que a família Rubens Paiva achou de “Ainda Estou Aqui” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.