Líderes tiveram reunião com Dino sobre emendas para “distensionar” relação

O imbróglio das emendas parlamentares foi tema de almoço na semana passada entre líderes partidários da Câmara e o ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A CNN apurou que o encontro foi organizado pelo presidente do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), com o objetivo de distensionar as relações. Participaram líderes governistas e da oposição.

O almoço foi realizado na casa do ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Ele, no entanto, não teria participado das discussões.

No encontro, Dino fez uma exposição sobre a relevância das ações que miram as emendas e estão em análise na Corte. O ministro relatou que o impasse sobre a transparência dos recursos está 80% resolvido. Chefes de bancada ouvidos pela CNN avaliaram a conversa como “produtiva” e “tranquila”.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), não participou. Ele, no entanto, conforme a CNN apurou, já teria conversado com Dino ao longo desta semana sobre o tema.

Na terça-feira (25), a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou um plano de trabalho para dar mais transparência aos recursos, que são alvo de negociações desde o ano passado. O documento foi elaborado com aval do governo e do Congresso.

Entre as medidas elaboradas está a apresentação, em até 15 dias após a sanção do Orçamento de 2025, de uma portaria para definir prazos e procedimentos para a operacionalização das emendas.

Uma reunião técnica sobre as emendas foi convocada por Dino para esta quinta-feira (27). Representantes da advocacia da Câmara e do Senado devem comparecer.

A presença de Hugo e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), ainda não foi confirmada. Uma eventual decisão de Dino sobre a proposta da AGU poderia, inclusive, dispensar a necessidade da reunião.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Líderes tiveram reunião com Dino sobre emendas para “distensionar” relação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.