Fumaça no céu de Fortaleza diminui e qualidade do ar melhora


Queimadas em vários estados brasileiros trouxeram cinzas para o céu de Fortaleza. Apesar da melhora da qualidade do ar, a baixa umidade deve atingir parte do Ceará, segundo a Climatempo. Queimadas na região Amazônica e no Pantanal deixam céu de Fortaleza “cinza”; entenda
O aspecto cinza no ar em Fortaleza desaparece aos poucos e o céu está mais limpo nesta quarta-feira (28). No entanto, ainda é possível observar nesta quarta o céu acinzentado, resultado do rescaldo de fumaça devido queimadas na região Amazônica, Pantanal e de forma pontual em outras regiões, segundo a Climatempo. Entidade reforça que não focos de incêndios na Região Metropolitana e a qualidade do ar é boa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Na sexta-feira (23), a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explicou que o aspecto “nublado” é devido a circulação atmosférica e acaba sendo transportada pelo vento para todas as regiões do Brasil, porém de forma mais difusa.
Outro motivo para o céu cinzento, segundo a Funceme, é devido à baixa umidade relativa do ar, característica desta época do ano, que facilita o transporte de aerossóis da superfície para a atmosfera, como por exemplo poeira e material particulado diverso.
“Mas o principal motivo é a presença de fumaça em baixos, médios e altos níveis da troposfera, que é a camada da atmosfera mais próxima da superfície (até cerca de 15 km acima da superficie)”.
A Funceme pontuou que também há presença de material particulado e de fumaça de origem remota, como por exemplo, devido a queimadas que ocorre no continente Africano, que posteriormente é transportada pelo vento de Leste sobre o Oceano Atlântico na direção do Nordeste do Brasil.
“Há ainda contribuição local, devido a focos de calor e incêndios pontuais que ocorrem, ainda em pequena quantidade, no interior do Nordeste do Brasil”, reforça.
Amanhecer na cidade do Cedro, na Região Centro-Sul do Estado.
Marciel Bezerra
Baixa umidade do ar e forte calor
O Ceará deve manter o predomínio de condições estáveis até quarta-feira, conforme previsão da Funceme. Segundo o órgão, atual cenário, típico desta época no estado, aponta para céu sem nuvens em todas as regiões.
LEIA MAIS:
Número de focos de queimadas cresce no Ceará e é o maior desde 2018
Fumaça que cobre céu de cidades do Ceará causa riscos à saúde? Médico recomenda cuidados
Diante disto, espera-se que as temperaturas máximas alcancem valores entre 36°C e 38°C, principalmente em alguns municípios do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e do Litoral Norte. No caso de Fortaleza e Região Metropolitana, os picos poderão chegar aos 33ºC.
Considerando que a umidade relativa do ar é inversamente proporcional às altas temperaturas, as taxas deverão seguir preocupantes no interior. A Funceme espera valores entre 20 e 30% durante as tardes dos próximos dias.
Mapa de risco de baixa umidade do ar para quarta-feira.
Arte: Climatempo
Ventos fortes
Em relação aos ventos, a direção predominante é de sudeste, com rajadas pontuais, sendo as mais intensas esperadas para a faixa litorânea e regiões de serra, alcançando valores de até 65 km/h.
Lembrando que esta época do ano é favorável para a propagação do fogo, pois é um período seco na maior parte do Brasil, e a combinação de calor, umidade baixa e vento forte favorece a manutenção, e o desenvolvimento dos focos de calor e dos incêndios.
Tempo seco favorece incêndios em vegetação
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.