Premiê britânico diz a Trump que paz não pode “recompensar o agressor”

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump que não aceitasse nenhum acordo de paz na Ucrânia que “recompensasse” a Rússia ou seus aliados.

“Sr. Presidente, saúdo seu profundo e pessoal comprometimento em trazer a paz e acabar com a matança”, disse Starmer em uma coletiva de imprensa conjunta após uma reunião entre os dois líderes no Salão Oval nesta quinta-feira (27).

“Mas temos que acertar. Há um slogan famoso no Reino Unido depois da Segunda Guerra Mundial que é ‘temos que ganhar a paz’, e é isso que devemos fazer agora, porque não pode ser uma paz que recompensa o agressor, ou que dá incentivo a regimes perigosos como o Irã”, acrescentou.

Starmer também observou na coletiva de imprensa que o Reino Unido havia adotado seu “maior aumento sustentado em gastos com defesa desde a Guerra Fria”.

No início desta semana, o premiê anunciou que aumentaria os gastos militares de 2,3% do PIB do Reino Unido para 2,5% até 2027, e novamente para 2,6% no ano seguinte.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Premiê britânico diz a Trump que paz não pode “recompensar o agressor” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.