AWS anuncia chip quântico Ocelot

A AWS anunciou nesta quinta-feira (27) o desenvolvimento de seu primeiro chip quântico, o Ocelot. Ainda em fase de protótipo, o chip pode reduzir os custos de implementação da correção de erros quânticos em até 90% em comparação com as abordagens atuais, segundo a empresa.

Os chips quânticos atuais possuem taxas de erros altas e são extremamente sensíveis a calor, ondas eletromagnéticas, barulho, vibração e outros fatores. Por isso, um dos desafios dos pesquisadores não é necessariamente aumentar a capacidade de processamento, mas sim reduzir a taxa de erros dos atuais modelos.

Para atacar esse problema, a AWS usou qubits de dados batizados de “qubit cat”, batizados em homenagem ao famoso experimento mental do gato de Schrödinger. Segundo a empresa, os qubits cat suprimem certas formas de erros, reduzindo os recursos necessários para a correção de erros quânticos.

Como outros projetos de computação quãntica, o Ocelot ainda está em fase de protótipo. Isso significa que ainda serão necessários alguns anos até que essa tecnologia seja usada de modo amplo.

O Ocelot é o terceiro anúncio recente de uma big tech na área e computação quântica. Na semana passada, a Microsoft apresentou seu chip quântico,  o processador Majorana 1. O Google, por sua vez, anunciou seu chip Willow no fim do ano passado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.