Fórmula 1: Russell lidera último dia de testes no Bahrein; Bortoleto é 17º

George Russell colocou a Mercedes no topo da tabela no terceiro e último dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 no Bahrein. O britânico superou o atual campeão mundial, Max Verstappen, nos minutos finais da sessão desta sexta-feira (28).

Russell completou 91 voltas e registrou a melhor marca do dia no circuito de Sakhir, sob iluminação artificial, com o tempo de 1min29s545.

O tempo foi inferior ao 1min29s348 marcado por Carlos Sainz, da Williams, na quinta-feira (27). O espanhol teve como destaque seu companheiro de equipe, Alex Albon, que foi o terceiro mais rápido da sexta, apenas 0s105 atrás de Russell, após completar impressionantes 137 voltas.

Verstappen, tetracampeão mundial, participou de um dia completo de testes e terminou apenas 0s021 atrás do piloto da Mercedes.

“Houve alguns pequenos problemas, mas no geral conseguimos cumprir boa parte do nosso programa. Acho que não foi ruim, mas ainda há trabalho a fazer”, disse o holandês.

Gabriel Bortoleto terminou o dia na 17ª colocação entre os 18 carros. Na sessão matinal, o piloto brasileiro foi o penúltimo, ficando em nono entre os 10 pilotos.

McLaren discreta e evolução da Ferrari

O australiano Oscar Piastri terminou em quarto lugar com a McLaren, equipe que tem mantido um perfil discreto, exibindo momentos de velocidade sem completar voltas que pudessem chamar atenção.

“Testamos muitas coisas e aprendemos bastante. Algumas foram positivas, outras ainda precisam ser melhoradas, mas é exatamente para isso que servem os testes”, comentou Piastri.

“O carro funcionou praticamente sem falhas, o que é um ótimo começo. Temos muito para analisar antes de Melbourne, mas estamos em boa forma para a estreia”, acrescentou, referindo-se ao GP da Austrália, que abre a temporada no dia 16 de março.

Bandeiras vermelhas e incidente inusitado

A sessão matinal foi liderada por Charles Leclerc, da Ferrari, em um período de quatro horas que teve uma interrupção inusitada: um vidro caiu da torre de controle e estilhaçou-se na pista.

No período da tarde, outra bandeira vermelha foi acionada quando um ônibus apareceu na área de escape enquanto alguns carros estavam na pista.

Sete vezes campeão mundial, Lewis Hamilton terminou o dia em sexto pela Ferrari, logo atrás de Pierre Gasly, da Alpine. O britânico encerrou sua participação antes do previsto, após completar 47 voltas.

“Foi um ótimo período de testes, avançamos bastante como equipe”, avaliou Hamilton. “Conseguimos coletar muitas informações valiosas para aprimorar o carro antes do início da temporada”.

O novato italiano Andrea Kimi Antonelli, de 18 anos, também impressionou. O jovem piloto da Mercedes ficou a apenas 0s077 do melhor tempo de Leclerc na sessão da manhã, mas caiu para a décima posição ao final do dia.

“É difícil saber exatamente o que cada equipe está testando, pois todos seguem programas diferentes, então precisamos analisar tudo com cautela”, ponderou Hamilton. “McLaren venceu o campeonato de construtores no ano passado e esperamos que seja uma das mais rápidas, junto com a Red Bull, que dominou por muitos anos”.

Problemas na Aston Martin

A Aston Martin enfrentou um dia agitado. Lance Stroll foi inicialmente reportado como indisposto pela manhã, levando Fernando Alonso a assumir o carro. O canadense voltou para a sessão da tarde, mas sentiu-se mal novamente após 34 voltas, obrigando Alonso a retornar ao cockpit na última hora de testes.

“Os primeiros relatos de Lance e Fernando indicam que melhoramos a dirigibilidade do carro, mas ainda identificamos pontos que precisam de mais atenção”, analisou o chefe de equipe, Andy Cowell.

(Reportagem de Alan Baldwin; edição de Toby Davis e Ken Ferris)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Fórmula 1: Russell lidera último dia de testes no Bahrein; Bortoleto é 17º no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.