Influencer do MT é preso por promover facção criminosa e tráfico de drogas

A Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT) deflagrou, nesta sexta-feira (28), a Operação Unfollow, que mira um influenciador digital identificado pela corporação como membro de uma facção criminosa. Jefferson Ryan, de 22, usou as redes sociais para cometer e promover a prática de crimes.

Os agentes tomaram conhecimento de um perfil no Instagram em que eram publicados conteúdos da facção de tráfico de drogas, extorsão contra comerciantes e promoção dos criminosos.

Foram apreendidas na casa do influencer porções de maconha, balança de precisão e um rádio comunicador usado pelos membros da facção. Jefferson, que seria conhecido como “trem bala” pelo grupo, e um comparsa foram presos ao retornar de uma festa que a polícia acredita que outros membros estariam presentes.

A PCMT aponta que o suspeito seria um “gerente do tráfico” e promovia shows em uma casa noturna em Sorriso, município a 420 quilômetros de Cuiabá, enquanto atuava no comércio de drogas.

Jefferson escondia o rosto, buscando ocultar sua identidade, e usava uma conta secundária onde impulsionava postagens envolvendo as atividades ilícitas. Em uma das postagens, ele convida jovens para se associarem ao tráfico, como uma espécie de “representantes comerciais” das drogas. O perfil também era usado para intimidar e ameaçar comerciantes para que realizassem pagamentos periódicos aos criminosos, sob o risco de terem seus comércios destruídos ou mesmo de morte.

O delegado responsável pela investigação, Bruno França, avalia que não há dúvidas da identidade do suspeito, da quantidade de crimes que comete de forma endêmica e de suas gravidades.

“As publicações demonstram que ele aparentemente tem orgulho de integrar organização criminosa, fazendo fotos ao lado de outros membros do grupo, postando regras e informativos da facção e incentivando a guerra entre grupos rivais”, disse o delegado.

A CNN não localizou a defesa do suspeito. O espaço segue aberto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Influencer do MT é preso por promover facção criminosa e tráfico de drogas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.