Vídeo: Milhares de peixes mortos aparecem em porto turístico na Grécia

Autoridades gregas começaram a recolher milhares de peixes mortos em um porto turístico na cidade central de Volos. Os animais foram deslocados dos seus habitats naturais de água doce durante as cheias de 2023.

Os peixes criaram um verdadeiro “cobertor” prateado sobre o porto. Um cheiro característico alarmou os moradores e as autoridades, que correram para recolhê-los antes que o odor chegasse aos restaurantes e hotéis próximos.

Os animais foram arrastados para o Golfo Pagasético pelo retorno das águas da tempestade Daniel e morreram ao entrar em contato com a água salgada.

Veja o vídeo:


A tempestade Daniel, a pior já registada no país, inundou aproximadamente 142 quilômetros quadrados perto do Lago Karla, na planície da Tessália, no ano passado, destruindo casas, colheitas, sistemas de irrigação e canais de controle de inundações.

Stelios Limnios, de 68 anos, membro do conselho e da Iniciativa Ambiental de Magnésia, disse que os peixes mortos cobriram quilômetros de água e expressou preocupações sobre a potencial propagação de poluição por agentes patogênicos que poderiam ameaçar os mamíferos marinhos no Golfo, incluindo golfinhos e tartarugas.

“O Golfo Pagasético não pode ser tratado como se fosse o lixão da Tessália”, comentou.

Os moradores de Volos, um destino popular para turistas, estão preocupados que isso prejudique os negócios e afete o turismo local.

Dimosthenis Bakoyannis, proprietário de um restaurante local, disse que a cidade foi destruída pelas enchentes de 2023.

Cerca de 40 toneladas de peixes mortos foram removidas até agora pelas autoridades locais, e promotores ordenaram uma investigação sobre o assunto.

A Grécia tem registrado aumento de tempestades e inundações intensas nos últimos anos, o que os cientistas dizem ser resultado das alterações climáticas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Vídeo: Milhares de peixes mortos aparecem em porto turístico na Grécia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.