Sociedade brasileira perde com taxa de juros elevada, diz diretor da CNI

O diretor de desenvolvimento industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, criticou o atual patamar da taxa básica de juros no Brasil e classificou como um dos fatores que travam o desenvolvimento nacional, principalmente para o setor industrial.

“Quem perde com isso [taxa elevada] é toda a sociedade brasileira. As famílias e as empresas perdem com juros elevados. A taxa básica poderia estar ao redor de 8%, quem diz isso é a ciência, a literatura econômica. Nós temos uma taxa artificialmente elevada, derivada da concentração bancária”, disse.

O diretor da CNI participou do CNN Talks: O Futuro da Indústria para o Setor Privado, evento realizado em São Paulo, que reúne representantes do setor para discutir o futuro e soluções para o setor industrial brasileiro.

Para Lucchesi, além dos juros elevados, o país deve refletir sobre a alta carga tributária, outro tema relevante e que afeta o desenvolvimento industrial.

 

A indústria é responsável por cerca de 20% do PIB nacional e responde por 33% da arrecadação de impostos federais, segundo dados da CNI.

Sobre oportunidades para o Brasil, o diretor da CNI destacou a posição do Brasil para a transição energética e a capacidade do país em liderar a transformação econômica.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sociedade brasileira perde com taxa de juros elevada, diz diretor da CNI no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.