Rodrigo Pinheiro no Grupo Asa Branca: ‘a feira fica onde está, vamos criar um novo polo têxtil em Caruaru no terreno que já é da prefeitura’


Candidato participou do projeto promovido pelas entidades caruaruenses e o grupo Asa Branca de Comunicação na manhã desta quinta-feira (29). Candidato Rodrigo Pinheiro (PSDB), participa de sabatina do Grupo Asa Branca de Comunicação.
Juliene Araújo | CBN Caruaru
O atual prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, candidato à reeleição pelo (PSDB), participou na manhã desta quinta-feira (29), da sabatina promovida pelas entidades caruaruenses e o grupo Asa Branca. Durante o encontro realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, o postulante à prefeitura municipal respondeu as perguntas dos analistas políticos e demais participantes, conforme prevê o regulamento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Caruaru e região no WhatsApp
Durante 2h, o candidato passou detalhes do seu plano de governo para a principal cidade do Agreste de Pernambuco para os próximos quatro anos, caso, seja reeleito na chapa com a candidata à vice, Dayse Silva, que durante 10 minutos falou da sua trajetória como mulher e filha de feirantes que trabalham na Feira da Sulanca. A candidata afirmou que conhece de perto as necessidades das pessoas que tiram seu sustento da feira.
A carreira política do atual Prefeito de Caruaru ganhou destaque em 2016 quando foi eleito vice-prefeito ao lado de Raquel Lyra. Em 2020, Rodrigo Pinheiro foi reeleito no cargo de vice-prefeito, junto com a então prefeita reeleita Raquel Lyra. No final de março de 2022, Rodrigo assumiu à Prefeitura de Caruaru.
Durante a sabatina, o candidato a reeleição afirmou que a Feira da Sulanca de Caruaru, que faz parte do Polo de Confecções do Agreste, que emprega mais de 24 mil pequenos empreendedores, permanece no atual espaço. O atual gestor municipal também prometeu criar um novo polo de têxtil na cidade.
“Eu faço parte da Acic e pude acompanhar também a preocupação da Acic e das demais entidades. A feira é o nosso pulmão econômico, mas a gente não pode esquecer de como a gente encontrou a feira. Vamos manter a feira onde está, mas com um diferencial importantíssimo. Mais estruturada e a gente terá um novo polo têxtil em Caruaru. […] Daremos prioridade a quem é de Caruaru”, disse.
O candidato também respondeu aos questionamentos das entidades caruaruenses sobre o Centro de Caruaru, a educação, turismo de negócios e o desemprego e a informalidade. Veja trechos:
Centro de Caruaru
“A gente pode fazer uma retrospectiva do que era o centro da cidade. Nas eleições de 2016 nós tivemos como proposta, a requalificação de cinco símbolos. […] No que diz respeito ao centro, tivemos a oportunidade de fazer uma requalificação. A gente tem uma PPP que hoje contempla 100% da cidade. O Comércio na Praça também foi uma ação importante para manter o ordenamento da cidade”, afirmou.
Turismo de negócios
“Caruaru bate recorde na geração de emprego e renda, o investimento que tem sido feito no Distrito Industrial. A parceria que a gente vem fazendo no Distrito Industrial com o apoio do Governo Estadual com Raquel Lyra […] Por isso, a gente comemora a aprovação de mais de 70 milhões de reais para o município. A gente garante que Caruaru tem capacidade de investimento […] Temos o projeto do centro de convenções, a gente vai buscar recursos”, disse.
Educação
No quesito educação, o candidato à reeleição foi questionado por um dos analistas políticos da CBN Caruaru sobre o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mostrou uma queda nos índices se comparado aos anos anteriores. Veja a resposta do candidato:
” A gente tem que ter um recorte histórico aí da pandemia. Eram aulas online e não presencial […] Caruaru tem a melhor frota escolar de Pernambuco. Nesses últimos anos a gente diminuiu a quantidade de alunos que faltaram a sala de aula […] Mais escolas de tempo integral, hoje, a gente tem um fortalecimento da zona rural, uma merenda de maior qualidade”, afirmou.
Desemprego e informalidade
Sobre o tema, o candidato disse que desde que assumiu à prefeitura com a saída de Raquel Lyra para o Governo Estadual, umas das suas principais bandeiras tem sido “emprego e renda”. Veja a resposta do candidato:
“[…] A gente tem praticamente 50 mil alunos que estavam tendo aulas online e a gente investiu no desenvolvimento econômico, atraindo novas empresas, indústrias. Assim, o CAGED, vem dizendo que Caruaru é destaque na geração de renda no interior de Pernambuco”, disse o candidato à reeleição.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.