Com fiasco do BBB25 na Globo, Boninho muda tudo para ‘nova’ Casa dos Artistas no SBT

A 25ª edição do Big Brother Brasil enfrenta uma crise de repercussão e audiência sem precedentes. Desde sua estreia, o programa registra os índices mais baixos de sua história. Dados do Kantar Ibope apontam que, até o momento, o BBB25 acumula média de 16,2 pontos na Grande São Paulo, uma queda de 43,75% em relação à edição de 2021, vencida por Juliette, que alcançou 28,8 pontos.

A estreia do BBB25, em 13 de janeiro de 2025, registrou 17 pontos em São Paulo, a pior marca entre todas as edições do reality. Comparando com as três edições anteriores, a queda dos índices virou um sinal de alerta nos bastidores da Globo:

BBB22 (2022): 23,1 pontos
BBB23 (2023): 18,8 pontos
BBB24 (2024): 20,4 pontos
BBB25 (2025): 16,2 pontos (até o momento)

Para alguns, a saída de Boninho, diretor responsável pelo sucesso de edições anteriores, seria um dos fatores que contribuíram para esse resultado. Após deixar a Globo, ele não aceitou um acordo de não concorrência, que, geralmente, após o pagamento de um alto valor, impede profissionais de atuarem em empresas concorrentes por um período determinado após o desligamento.

Em vez disso, o ex-Big Boss acertou uma parceria com o SBT para desenvolver novos projetos.

Na última semana, Boninho apareceu em postagens nas redes sociais segurando um microfone semelhante ao usado por Silvio Santos e uma fechadura, elemento presente no logo do antigo reality Casa dos Artistas. Tudo fez sentido quando, na última sexta-feira, dia 14, Boninho participou oficialmente de um evento do SBT, onde apresentou seus novos projetos, que serão desenvolvidos através de acordo da sua produtora com a o canal da Anhanguera, como eu já havia antecipado para vocês.

Entre as novidades, está confirmada a reestreia do The Voice em nova casa, com apresentação de Tiago Leifert, retomando a parceria de sucesso dos tempos de Globo.

A maior expectativa, porém, recai sobre um novo reality show de confinamento com celebridades. Embora a volta da Casa dos Artistas tenha sido cogitada, fontes indicam que o SBT e Boninho estudam a exibição de um formato inédito, previsto para 2026.

Inclusive, uma fonte me contou que uma das possíveis inovações desse novo reality pode ser a ausência de votação popular nas eliminações semanais. Na nova dinâmica, a votação do público seria apenas para conceder privilégios ou punições aos participantes e para a decisão do grande vencedor na final. O martelo sobre esse assunto ainda não está batido.

Um formato que vem ganhando força nos bastidores é o Casa dos Vilões, inspirado no programa norte-americano House of Villains, que reúne participantes conhecidos por suas atitudes polêmicas em outros realities e coloca os próprios participantes no centro das decisões estratégicas.

A cada semana, os participantes enfrentam desafios chamados Battle Royale (Batalhas Reais), que testam suas habilidades físicas, mentais e emocionais. O vencedor de cada desafio é nomeado Supervilão da Semana, garantindo imunidade e o poder de indicar três colegas para a Lista de Ataques, colocando-os em risco de eliminação. Esses três indicados competem em um Desafio de Redenção, onde o vencedor se salva da eliminação. Os dois restantes enfrentam a votação dos colegas de confinamento na Cerimônia de Banimento, onde um deles é eliminado do programa. Essa dinâmica incentiva estratégias, alianças e manobras típicas de vilões, tornando a competição intensa e imprevisível.

Por um lado, existe certo receio de cortar a votação popular na escolha de quem permanece ou deixa um reality show, já que essa dinâmica impulsiona mobilizações nas redes sociais e contribui significativamente para a repercussão e o alcance do programa. No entanto, experiências passadas demonstram que, em alguns casos, o voto do público pode comprometer o sucesso da atração.

Silvio Santos foi pioneiro ao adotar medidas que contrariavam a vontade da maioria dos telespectadores. Um exemplo marcante ocorreu em 2001, durante a primeira edição de Casa dos Artistas. Na ocasião, Alexandre Frota foi eliminado pelo público, mas sua saída resultou em uma queda expressiva na audiência.

Diante desse cenário, Silvio tomou uma decisão inusitada: contrariando as regras previamente estabelecidas, ele trouxe Frota de volta ao confinamento. A justificativa veio ao vivo: segundo o apresentador, a presença do participante era essencial para manter o dinamismo e o interesse do público. A manobra, considerada polêmica, evidenciou a influência direta de Silvio Santos sobre o formato e, de fato, funcionou para a recuperação dos índices de audiência do programa.

Com a chegada de Boninho ao SBT, um novo capítulo se desenha na história dos realities no Brasil. Embora o formato ainda cative o público, há um claro desgaste nas fórmulas tradicionais. A expectativa agora é que esse novo programa traga inovação e resgate a essência do que faz um reality show ser memorável: envolvimento, surpresa e aquele misto de emoções que prende a audiência do começo ao fim.

Ex-globais na Cazé

O projeto esportivo do streamer Casimiro Miguel em parceria com a empresa Livemode, a CazéTV, anunciou dois reforços de peso para sua cobertura do Campeonato Brasileiro. Bárbara Coelho e Marcelo Adnet assinaram contrato com a plataforma, ampliando o time de talentos da emissora digital.

Bárbara deixou a Globo por onde trabalhou por 12 anos e vai comandar o Tempo de Bola, que será exibido aos domingos, logo após as transmissões do Brasileirão. O torneio será exibido na CazéTV por meio de uma parceria com o YouTube.

Já Marcelo Adnet, que não tem contrato fixo com a Globo desde 2023, estreia no comando do 30 Minutos, atração que encerrará a programação de domingo do canal. A atração trará o humorista explorando, com seu estilo irreverente, os principais temas da rodada no universo do futebol.

Levou a melhor

Carol Castro emocionou na Batalha do Lip Sync do “Domingão” ao interpretar “Como Nossos Pais”, clássico de Belchior eternizado por Elis Regina. Uma performance intensa e repleta de emoção com direito a lágrimas. No embalo, a atriz ainda colocou a plateia para dançar com “Try”, de Pink, e até “levantou voo” no palco. O ator Amaury Lorenzo acabou perdendo a disputa. Carol já tem histórico de vitórias no programa: em 2013, venceu a “Dança dos Famosos”, superando Bruna Marquezine e Thiago Abravanel.

Rita Lee e Marília Pêra em destaque no “É Tudo Verdade”

O festival “É Tudo Verdade” chega à sua 30ª edição celebrando o cinema documental e exibindo, com exclusividade, filmes sobre Rita Lee e Marília Pêra. O longa “Ritas”, de Oswaldo Santana, terá exibição especial na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, enquanto “Viva Marília”, de Zelito Viana, será lançado no Rio de Janeiro. O evento, que acontece de 3 a 13 de abril, mantém seu status de prestígio internacional, sendo um “Qualifying Festival” para o Oscar 2026.

Superando polêmicas

A première mundial do live-action “Branca de Neve” rendeu elogios à atuação de Rachel Zegler, que foi aclamada pela crítica por trazer uma nova profundidade à icônica princesa da Disney. A Variety destacou sua “natureza graciosa e gentil”, enquanto o portal The DisInsider classificou o filme como “pura magia Disney”.

No tapete vermelho, Gal Gadot, que interpreta a Rainha Má, também atraiu os holofotes. O evento ocorre após polêmicas levantadas nas redes sociais, onde fãs questionaram se a vilã, vivida por Gadot, poderia ser mais bonita que a protagonista – um ponto sensível, afinal, na trama original, a vilã da história é conhecida por querer ser a mais bela do reino. Apesar dos debates, a produção já desperta entusiasmo entre os espectadores e estreia nos cinemas no próximo dia 20.

No topo

Lady Gaga voltou ao topo da Billboard 200 com o álbum “Mayhem”, garantindo sua sétima estreia consecutiva no ranking. O disco, que já bate recordes de streaming, ganhará uma performance grandiosa na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 3 de maio. A última vez que a estrela pisou em solo brasileiro foi em 2012.

Até amanhã!

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