Número de mortos em ataques israelenses em Gaza passa de 700

Mais de 700 palestinos foram mortos e outros 900 ficaram feridos em ataques israelenses na Faixa de Gaza desde terça-feira (18), de acordo com Khalil al-Daqran, porta-voz do Ministério da Saúde no enclave, na quinta-feira (20).

Cerca de 70% dos feridos eram crianças e mulheres, com a maioria sofrendo ferimentos graves, disse o porta-voz. Ele também acrescentou que muitos feridos morreram devido à falta crítica de equipamentos médicos essenciais e medicamentos, o que os impediu de receber tratamento médico oportuno, acrescentou.

A Agência Palestina de Notícias e Informação (WAFA) informou que os ataques aéreos israelenses atingiram diversas áreas em Gaza na quarta-feira (19) à noite e na quinta-feira (20) de manhã, incluindo Bani Suhaila, Abasan al-Kabira e al-Fakhari, a leste de Khan Younis, bem como Rafah, no sul, e a Cidade de Gaza e Beit Lahia, no norte.

Israel também realizou operações militares em locais da Cisjordânia na quarta-feira (19), incluindo Jenin, informou a WAFA.

Também, na quarta-feira (19), o porta-voz da Defesa Civil em Gaza disse que muitos civis ainda permaneciam presos sob os escombros. Devido à falta de equipamento pesado, o porta-voz acrescentou, os socorristas não conseguiram libertar os civis presos.

Além disso, o oficial da Defesa Civil disse que o fechamento contínuo das passagens de fronteira de Gaza levou a uma grave escassez de produtos básicos nos mercados locais, deixando Gaza à beira da fome.

Em 19 de janeiro deste ano, Israel e o Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo em Gaza. Como parte da primeira fase do acordo, o exército israelense permitiu que os moradores da Faixa de Gaza cruzassem o Corredor Netzarim no final de janeiro para retornar às suas casas no norte de Gaza.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Número de mortos em ataques israelenses em Gaza passa de 700 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.