Anac encontra problemas de manutenção em avião da Voepass que fez pouso de emergência

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) notificou um mecânico da Voepass por irregularidades na manutenção do avião que fez um pouso de emergência em Uberlândia, em Minas Gerais, em agosto de 2024. O documento foi encaminhado na semana passada e obtido pelo portal G1.

De acordo com a reportagem, a notificação resulta de uma fiscalização realizada em agosto de 2023, antes do pouso de emergência. O documento responsabiliza um dos mecânicos que fizeram a manutenção na aeronave por supostamente preencher “anotações fraudulentas” a respeito da correção de uma das irregularidades que tinham sido apontadas pela Anac.

A agência encontrou, durante a fiscalização, bolhas em lâminas que protegem as hélices de danos causados por partículas no ar, como água e poeira. O mecânico registrou a correção do problema no sistema de gestão da aeronave. No entanto, ao retornar ao local, a Anac notou que as lâminas não tinham sido trocadas.

“Essa situação configurou-se como prática no exercício da função que revela falta de idoneidade profissional e, além da sanção de multa, existe a indicação da sanção de suspensão da licença de mecânico, a ser avaliada pela primeira instância de julgamento”, diz o documento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.