CEO da Riachuelo conta expectativas após lucro de R$ 249 mi no 4º tri

A Guararapes, empresa-mãe da Riachuelo, anunciou um lucro líquido de R$ 249 milhões no quarto trimestre de 2024, representando um crescimento de 8,8% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia atingiu um recorde histórico de R$ 1,5 bilhão, um aumento de 38% em relação a 2023.

André Farber, CEO da Riachuelo, destacou ao CNN Money que a empresa está passando por um processo de transformação significativo.

“Estamos ajustando o produto, o preço e a experiência, além de melhorar a integração entre nossa fábrica e o varejo”, afirmou o executivo.

O executivo ressaltou o crescimento expressivo nas vendas em mesmas lojas, que aumentaram 14% no quarto trimestre e 11,3% no ano, acompanhado de uma expansão de margem de 1,3% e 2 pontos percentuais, respectivamente.

Estratégias para o futuro

Farber delineou três pilares essenciais para o próximo ciclo da empresa:

  1. Experiência: Melhorar o produto, revitalizar a marca Riachuelo e investir na experiência de loja e e-commerce;
  2. Gestão e eficiência: Explorar melhor a integração entre a fábrica e o varejo, além de otimizar o desempenho da Midway, o braço financeiro do conglomerado;
  3. Alocação de capital disciplinada: Foco no retorno sobre investimentos e continuidade do processo de desalavancagem.

A Guararapes reduziu significativamente sua dívida líquida, passando de R$ 1,7 bilhão para menos de R$ 500 milhões no último ano. O objetivo é encerrar o próximo ano com caixa líquido, sem dívidas.

Desafios e oportunidades

Apesar do cenário econômico desafiador, com expectativas de desaceleração e juros elevados, Farber mantém-se otimista.

“Mesmo com os desafios do mercado, a Riachuelo está preparada para continuar seu ciclo de crescimento”, afirmou.

A empresa planeja manter o ritmo de abertura de 15 a 20 lojas por ano, focando na melhoria da experiência do cliente como principal estratégia para impulsionar as vendas e a fidelização.

Quanto à concorrência, especialmente do comércio eletrônico transfronteiriço, Farber destacou a necessidade de um sistema tributário mais justo para as empresas brasileiras, mas ressaltou a capacidade da Riachuelo de continuar crescendo mesmo diante desses desafios.

Reforma tributária cria “nanoempreendedor”; entenda nova categoria

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em CEO da Riachuelo conta expectativas após lucro de R$ 249 mi no 4º tri no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.