Apesar de ameaças, EUA dobram importação de ovos brasileiros

WASHINGTON, 24 MAR (ANSA) – A escassez provocada pela gripe aviária fez os Estados Unidos quase dobrarem a importações de ovos do Brasil, que está na mira da guerra tarifária deflagrada pelo presidente Donald Trump.   

A informação foi divulgada pela agência Reuters, que diz que as compras americanas de ovos brasileiros cresceram 93% em fevereiro passado, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).   

Os ovos importados do Brasil são usados geralmente para alimentos de animais domésticos, mas o governo Trump estuda relaxar as regras sobre o uso de ovos de aves criadas para abate.   

Dessa forma, os produtos brasileiros poderia ser empregados em alimentos processados, como misturas para bolos, sorvetes ou molhos para saladas, liberando mais ovos frescos para o consumidor final.   

Ainda segundo a Reuters, a gripe aviária já varreu quase 170 milhões de galinhas, perus e outras aves nos EUA desde o início de 2022, e os preços de ovos no atacado cresceram mais de 50% em fevereiro.   

Além do Brasil, os Estados Unidos têm aumentado as importações da Coreia do Sul e da Turquia como parte de um plano de US$ 1 bilhão para reduzir os preços do produto. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.