Ajudante Digital #14: TV 3.0 ou DTV+ no Brasil?

Baixar


A TV aberta no Brasil se prepara para novas mudanças com a chegada da DTV+, ou TV 3.0. A tecnologia promete transmissões em 4K e até 8K, som imersivo e funções interativas.

O governo federal escolheu o padrão ATSC 3.0 para a transição, adotado em países como Coreia do Sul e Estados Unidos. Além de melhor qualidade de imagem e som, o sistema permitirá que emissoras operem como aplicativos, oferecendo conteúdos personalizados e compras diretas pela TV.

Apesar das inovações, a transição não será imediata. Assim como no início da TV digital, usuários poderão utilizar conversores até que televisores compatíveis cheguem ao mercado. O Ministério das Comunicações prevê o término dos trâmites burocráticos em 2025 e transmissões devem estar amplamente acessíveis até a Copa de 2026.

Quer saber mais, sugerir temas ou tirar dúvidas para a próxima temporada? Entre em contato pelo WhatsApp 11 97469-0138 ou deixe seu comentário no canal do Ajudante Digital no Spotify.

Ministério das Comunicações finaliza minuta do decreto da TV 3.0 Notícia do Ministério das Comunicações

Brasil Digital divulga municípios que vão ampliar rede pública – Matéria na Agência Brasil.  

ATSC 3.0 – Verbete no Wikipedia

AJUDANTE DIGITAL #14: TV 3.0 OU DTV+

NO AR EM 24/03/2025

[Pergunta IA – Voz Feminina] Ajudante Digital, ouvi falar que a transmissão da TV aberta vai mudar de novo. O que é essa tal TV Digital 3.0?

[Pergunta IA – Voz Masculina] Ajudante Digital, explica aí o que é DTV+. Saudades do tempo que eu não precisava me preocupar em trocar a TV todo ano.

[Vinheta de abertura] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Olá, pessoas que ficam agoniadas com tanto lançamento tecnológico que promete revolucionar algo que você tinha acabado de se acostumar. Por falar nisso, você já ouviu falar da DTV+, também conhecida como TV 3.0?

[Voz IA Robozito] 3.0? Meu avô robótico, o Pentium 100, já teve um Ômega 3.0!

[Voz IA Robozita] “Referência de velho!”, parafraseando um podcast que tem carro no nome.

[Leyberson Pedrosa] Enquanto os robôs esquentam os seus motores a álcool, bora deixar claro: 3.0 não tem nada a ver com a cilindrada de carro ou da sua televisão digital. Tem a ver com a nova geração de TV digital que promete uma melhor qualidade de imagem, som de cinema e até recursos interativos, tudo em uma tela só!

[Alerta de disclaimer] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Desde que você tenha um aparelho moderno, conexão com internet e bastante paciência para lidar com tanto recurso novo.

[Sons de engrenagem] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Então, DTV+: o que é? A TV 3.0 é a nova geração da televisão digital, renomeada no Brasil como DTV+. Ela vai substituir o modelo atual, a TV 2.0, que já deixava comendo poeira a transmissão analógica e arriscou alguns traços de conectividade.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Agora, a meta é muito mais ambiciosa: imagens em 4K e até 8K, som imersivo e recursos inteligentes e personalizados.

[Som de transição] 🎶

[Som de motor carburado] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Tá dentro daquela brasília com dupla carburação? Então, desliga o motor porque lá vem história:

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Pra viabilizar a TV 3.0, o governo federal escolheu um novo padrão para o sistema de transmissão terrestre da TV Digital. Segundo minuta de um decreto enviado à Casa Civil em dezembro de 2024, o Brasil vai adotar o ATSC 3.0, que já é realidade na Coreia do Sul desde 2018. Outros países como Estados Unidos e Trinidad Tobago começaram a implantar também o serviço.

Bom, ATSC é mais uma sigla cheia de letras, mas de forma geral trata-se de um sistema bastante avançado, recomendado pelo Fórum Brasileiro de Televisão Digital Terrestre e que dialoga tecnicamente com as práticas atuais das principais plataformas de streaming.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Em outras palavras, oferece transmissão eficiente, interatividade e suporte para recepção móvel, além de ser extensível, o que significa que poderá evoluir conforme as demandas futuras.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Mas pera lá, não saia quebrando o cofrinho pensando que você vai precisar correr para trocar de televisão por agora. Ainda tem muita estrada pela frente!

[Trecho da música Infinita Highway – Engenheiros do Havaí] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Assim com ocorreu com o início da TV Digital, você vai precisar de um conversor para acessar as novas funções até que novos modelos de TV com essa tecnologia integrada sejam projetados e vendidos em alta escala.

[Voz IA Robozito] Algo me diz que esse conversor vai se parecer com aquelas TV box que a gente citou lá no episódio 5 da primeira temporada.

[Voz IA Robozita] Tem a ver, sim. Modéstia a parte, a gente do Ajudante Digital tá sempre um passo a frente. A gente já falou em episódios anteriores como melhorar a recepção do sinal da TV Digital e também sobre como transformar sua TV Antiga em Smart TV.

[Voz IA Robozito] A gente pode ser que nem carro a álcool, demora pra pegar, mas depois, ah, sai da frente que a gente ultrapassa geral!

[Som de motor carburado] 🎶

[Trecho da música Infinita Highway – Engenheiros do Havaí] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Apesar de ecológico, não sei se curti muito a associação com carro a álcool. Mas ainda usando a analogia com os carros.

[Som de motor carburado] 🎶

[Leyberson Pedrosa] A TV 1.0, analógica, era como um carro a carburador, pouco eficiente e cheio de falhas.

[Som de motor injetado] 🎶

[Leyberson Pedrosa] A TV 2.0, início do sinal digital, é como um carro a injeção eletrônica. Eficiente e te deixa menos na mão.

[Som de motor elétrico] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Já a prometida TV 3.0 seria como um carro elétrico, tem altos benefícios desde que você tenha onde plugar o carro pra carregar e paciência para lidar com um monte de software.

[Alerta de disclaimer 2] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Antes de continuar, partimos do princípio de que você já ajustou a recepção de antena digital com as nossas dicas. Se não, vale a pena maratonar os episódios 4 e 5.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Ok, com a antena pronta e apontando pro lugar certo, é hora de sonharmos com as novas possibilidades que a DTV+ pode oferecer. Então, bora fazer aquela nossa lista tradicional com os pontos fortes da DTV+:

[Som de metais se batendo] 🎶

Melhores imagens: Esqueça as transmissões pixeladas! O padrão promete brilho, contraste e nitidez incomparáveis, com suporte para 4K e até 8K, acompanhados de tecnologias de HDR.

[Som de metais se batendo] 🎶

Som de cinema: Você vai se sentir dentro da cena com o som imersivo, que adiciona uma dimensão extra à experiência.

[Som de metais se batendo] 🎶

Canais como aplicativos: Cada emissora funcionará como um app interativo, tornando mais fácil acessar conteúdos específicos sem precisar zapear entre os canais.

[Som de metais se batendo] 🎶

Publicidade: De um carro novo até a receita daquele bolo que apareceu no programa de culinária, tudo poderá ser comprado direto da sua TV! Medo, hein!

[Som de metais se batendo] 🎶

Interatividade: Enquetes, compra de produtos, participação em reality shows…A DTV+ vai transformar sua tela em um portal interativo.

[Sons de engrenagem] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Agora, que tal um tira-dúvidas rápido. Robôs, questões?

[Som de transição] 🎶

[Voz IA Robozito] Diz aí: a TV 3.0 só vai funcionar se a gente tiver internet?

[Leyberson Pedrosa] Não é necessário ter internet para aproveitar as imagens de alta definição e o som imersivo. Mas, claro, uma conexão amplifica as possibilidades como ver comerciais feitos sob medida para você e acessar as funções interativas e personalizadas.

Por exemplo, no mundo hipotético, você pode comprar a roupa que um ator está usando naquele filme ou votar em um participante do reality show sem sair do sofá. E, caso esteja assistindo um jogo do Brasil, a TV já saberá que você é torcedor da seleção, e vai oferecer conteúdo relacionado.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] No mundo real, eu vou ser sincero, dá vontade de tirar tudo da tomada e fugir para as colinas. Particularmente, eu fico bastante preocupado com tanta propaganda invasiva que é vendida como ponto forte da TV 3.0.

[Voz IA Robozita] Quando o padrão ATSC 3.0 chegará nas antenas dos consumidores….ops, dos cidadãos?

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] A expectativa é de que toda a burocracia seja resolvida ainda em 2025. Segundo o Ministério das Comunicações, a transmissão pode começar nas grandes capitais e estar amplamente acessível até a Copa do Mundo de 2026. A ver!

[Som de transição] 🎶

[Voz IA Robozita] Tá bom, mas e esse tal conversor, ele já tem preço?

[Leyberson Pedrosa] Por enquanto, existem apenas protótipos, então não sabemos os custos para o consumidor. Nos comunicados do governo, eles afirmam que os fabricantes estão alinhados para produzir os dispositivos o mais rapidamente possível.

[Som de transição] 🎶

[Voz IA Robozito] E o que você, Ajudante Digital, acha disso tudo?

[Leyberson Pedrosa] Eu acho que a gente precisa voltar ao assunto de diferentes formas. As promessas me soam muito comercial. Então, é preciso investigar, pesquisar, testar, ouvir diferentes estudiosos pra saber se esses recursos podem dar um update, por exemplo, nos serviços de cidadania como benefícios sociais e orientações de utilidade pública.

[Som de transição] 🎶

[Leyberson Pedrosa] Acho também que precisamos fugir do consumismo desenfreado, mesmo que pra isso seja necessário uma ou outra gambiarra. E não é porque querem entrar na sua casa pra vender tanta, abre aspas, “enciclopedias digitais” que você não pediu, que se torna obrigado a abrir a porta assim, de graça!

[Som de transição] 🎶

[Trilha secundária – Encerramento] 🎶

[Voz IA Robozita] E você, honestamente, o que achou da TV 3.0, a DTV+? Mande sua opinião para o nosso WhatsApp: (11) 97469-0138 ou comente direto no nosso canal no Spotify.

[Voz IA Robozita] Aproveite também para acessar o site da Radioagência Nacional, onde há links sobre as fontes consultadas e a transcrição completa deste episódio.

[Leyberson] Antes de terminar, a gente lembra que essa temporada vai ser mais curta. Daqui a quinze dias teremos um novo episódio e, aí, eu dou uma pausa temporária pra alguns ajustes no meu sistema de transmissão.

[Voz IA Robozita] Este episódio usou, para fins meméticos, entre outros elementos, trechos da música Infinita Highway, do Engenheiros do Havaí, e de um coral de motores carburados. Vruuum!

[Leyberson] Até semana que vem. Tchau!

[Trecho da música Infinita Highway – Engenheiros do Havaí] 🎶

[Vinheta de encerramento] 🎶

 

Ajudante Digital é uma coluna semanal com dicas tecnológicas para o dia a dia de quem está conectado com a Tarde Nacional SP. O conteúdo completo como transcrição do episódio e links para fontes usadas, além de dicas extras ficam disponíveis no site da Radioagência Nacional. Dúvidas e sugestões para a coluna podem ser enviadas em texto ou áudio para o número (11) 97469-0138.
 

Criação, roteiro e locução Leyberson Pedrosa
Identidade sonora José Maria Pardal
Montagem e desenho de som Leyberson Pedrosa
Design gráfico Silvino Carneiro
Revisão de roteiro Izabella Silveira
Edição web: Rilton Pimentel

 

Brasília (DF) 21/11/2024 - artes do Ajudante Digital
Arte EBC

© Arte EBC

Inovação Novo padrão DTV+ promete imagem 4K, som imersivo e mais interatividade Brasília – DF 24/03/2025 – 16:00 24/03/2025 – 16:00 Jorge Vasconcellos / Rilton Pimentel Leyberson Pedrosa – Repórter da Radioagência Nacional Ajudante Digital segunda-feira, 24 Março, 2025 – 16:00 576:00

Adicionar aos favoritos o Link permanente.