BA: delegado é investigado por envolvimento em desvio de fuzis apreendidos

O delegado da Polícia Civil Nilton Tormes é investigado por suspeita de envolvimento em desvio de fuzis apreendidos durante uma operação realizada em 2024, na Bahia. A investigação foi iniciada depois de uma denúncia feita à Corregedoria da instituição.

Atualmente coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana de Salvador (Depom), Tormes preferiu não conversar com a CNN sobre o assunto e disse que se posicionaria através de nota. No texto, ela fala que “não tem nada a temer” e que vai colaborar com a investigação.

Já a Polícia Civil da Bahia comunicou que “confirma ter realizado o cumprimento de um mandado de busca visando apurar denúncias sobre conduta irregular de policiais”. Mas que as investigações continuam em sigilo visando total esclarecimento dos fatos”.

Objetos foram levados para perícia, na casa do delegado e na sala que ele ocupava do DEPOM. Ele foi afastado temporariamente do cargo.

Segundo denúncias, a operação investiga o desvio de parte de fuzis durante uma ação policial em julho de 2024. A equipe policial que participou da ação informou que seis fuzis foram apreendidos, mas o relato indicou que havia pelo menos 20 armas do tipo no local, além de pistolas. Ainda é apurado o desaparecimento de joias e dinheiro que estavam no local da ação. Na ocasião, também foram apreendidos uma metralhadora, mil munições, coletes balísticos e 10 quilos de pasta base de cocaína.

Em coletiva de imprensa, na tarde desta segunda-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou mudanças na cúpula da Segurança Pública da Bahia. No entanto, disse que as nomeações foram feitas com base em critérios técnicos e na necessidade de aprimoramento das políticas de combate à violência no estado. Destacou que não há clima de desconforto nem desconfiança. Sobre as investigações contra Tormes, ele disse que qualquer situação de falta de ética, necessita passar por um processo de apuração e se a Justiça comprovar que houve culpa, ele será punido de forma adequada e pode ser exonerado.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BA: delegado é investigado por envolvimento em desvio de fuzis apreendidos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.