BC indicou apenas direção da próxima reunião pela alta incerteza, diz Ata

Na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária, o Banco Central (BC) sinalizou que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação. O documento foi divulgado nesta terça-feira (25).

“Para além da próxima reunião, a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos”, diz o documento.

Na última reunião, o Copom subiu a taxa básica de juros em 1 ponto percentual, elevando a Selic para 14,25% ao ano. A decisão foi unânime.

A alta já estava contratada desde a reunião de dezembro de 2024, última realizada sob o comando do ex-presidente do BC Roberto Campos Neto.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (19), o BC já havia indicado um ajuste de menor magnitude na próxima reunião. O ajuste deve ser realizado caso confirmado o cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BC indicou apenas direção da próxima reunião pela alta incerteza, diz Ata no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.