Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir Fukunaga

A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) um requerimento de convite para ouvir o presidente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), o sindicalista João Fukunaga, sobre o rombo no fundo de pensão.

No último dia 20, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) do Senado Federal havia aprovado um convite para ouvir Fukunaga.

O requerimento da Câmara é de autoria do deputado federal Jorge Goetten (Republicanos-SC) — crítico de Fukunaga e responsável por pedidos ao Tribunal de Contas da União (TCU) para afastamento do sindicalista da função de gestor do fundo.

O fundo de pensão encerrou o exercício de 2024 com déficit de R$ 17,6 bilhões e é alvo do TCU. No requerimento, Goetten questiona as competências de Fukunaga para gerir a Previ, que conta com 200 mil participantes e cerca de R$ 250 bilhões.

“Em verdade, a experiência do atual presidente da Previ é mais relacionada à atividade sindical, entretanto, no que diz respeito à gestão patrimonial, não conseguimos identificar experiência ou formação que demonstrassem compatibilidade com a missão”, escreve no requerimento.

Goetten defendeu o convite como uma “chance ao presidente da Previ esclarecer porque houve o déficit”.

“Esperamos que o Sr. Fukunaga tranquilize os participantes do fundo e demonstre que os investimentos foram pautados pelo rigor técnico que todos esperamos dos gestores”, completou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Após Senado, comissão da Câmara aprova requerimento para ouvir Fukunaga no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.