Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em fevereiro

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos caíram inesperadamente em fevereiro e podem continuar em ritmo fraco, já que a incerteza econômica aumenta devido às tarifas, desencorajando as empresas a aumentar os gastos com equipamentos.

Os pedidos de bens de capital não relacionados à defesa, excluindo aeronaves, um indicador observado de perto dos planos de gastos das empresas, caíram 0,3% no mês passado, após um aumento revisado para cima de 0,9% em janeiro, informou o Departamento de Comércio nesta quarta-feira (26).

Economistas consultados pela Reuters previam alta de 0,2%, depois de um salto de 0,8% relatado anteriormente em janeiro. As empresas, ansiosas para evitar preços mais altos devido às tarifas, provavelmente anteciparam seus pedidos em janeiro.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma série de impostos sobre as importações. Algumas das tarifas foram adiadas até abril. Economistas alertaram que a natureza com que as tarifas estão sendo tratadas não favorece a atividade econômica.

A confiança das empresas e dos consumidores tem se deteriorado nos últimos meses.

Na segunda-feira, Trump indicou que nem todas as tarifas ameaçadas serão adotadas em 2 de abril e que alguns países podem ter isenções, mas, ao mesmo tempo, disse que as tarifas sobre automóveis importados serão impostas em breve.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em fevereiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.