Não há dúvida de que Bolsonaro conhecia “minuta do golpe”, diz Moraes

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na manhã desta quarta-feira (26) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tinha conhecimento da existência do documento que ficou conhecido como “minuta do golpe”.

“Não há nenhuma dúvida que o denunciado Jair Messias Bolsonaro conhecia, manuseava e discutiu sobre a minuta do golpe”, disse Moraes durante o julgamento da admissibilidade ou não da denúncia contra Bolsonaro e outras sete pessoas por suposta tentativa de rompimento do Estado Democrático de Direito em 2022.

O documento, segundo as investigações, consistia no planejamento de um golpe de Estado em 2022 que impediria a posse do então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“A denúncia ainda aponta o documento encontrado na sede do Partido Liberal. Esse documento já é de conhecimento público e mostra o que ocorreria após um golpe de Estado”, acrescentou Moraes, que é o relator do caso.

O magistrado leu em plenário uma mensagem interceptada pela Polícia Federal entre o general da reserva Mário Fernandes e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

A mensagem, segundo os autos, diz: “Durante a conversa que eu tive com o presidente, ele citou que o dia 12 [de dezembro de 2022], pela diplomação do vagabundo, não seria uma restrição, que qualquer ação nossa pode acontecer até o dia 31 de dezembro e tudo. Mas aí, na hora, eu disse: ‘pô, presidente, mas o quanto antes… A gente já perdeu tantas oportunidades.”

“As interpretações sobre o fato vão ocorrer durante a instrução processual-penal. Se ele analisou e não quis, se analisou e quis, isso será no juízo de culpabilidade. Mas não há dúvida de que ele tinha conhecimento da minuta do golpe que foi apreendida”, destacou Moraes.

O ministro acrescentou que Moraes também tinha conhecimento sobre o chamado “Punhal Verde-Amarelo”, o plano que previa o assassinato de autoridades como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Não há dúvida de que Bolsonaro conhecia “minuta do golpe”, diz Moraes no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.