Príncipe Harry anuncia saída de ONG contra Aids por disputa com presidente

O príncipe britânico Harry deixou a função de patrono da Sentebale, uma instituição de caridade britânica que ele criou para ajudar jovens com HIV e AIDS em Lesoto e Botsuana, após uma disputa entre curadores e a presidente do conselho que ele chamou de “devastadora”.

Harry, filho mais novo do rei Charles, foi cofundador da Sentebale em homenagem à sua mãe, a princesa Diana, em 2006, nove anos após a morte dela em um acidente de carro em Paris. Sentebale significa “não me esqueça” no idioma local de Lesoto, no sul da África.

O cofundador, príncipe Seeiso de Lesoto, bem como o conselho de curadores, juntaram-se a Harry e deixaram a Sentebale até segunda ordem depois de uma disputa com a presidente Sophie Chandauka, que denunciou os curadores à Comissão de Caridade do Reino Unido.

“É devastador que o relacionamento entre os curadores da instituição de caridade e a presidente do conselho tenha se rompido de forma irreparável, criando uma situação insustentável”, disseram Harry e Seeiso em uma declaração conjunta publicada pela mídia britânica nesta quarta-feira (26).

Harry, que vive na Califórnia com sua esposa Meghan e dois filhos, parou de trabalhar como integrante da família real em 2020. Ele está envolvido em causas beneficentes na África há muitos anos e visitou a Nigéria no ano passado.

“Os curadores agiram no melhor interesse da instituição de caridade ao pedir que a presidente deixasse o cargo”, segundo a declaração conjunta.

“Embora não sejamos mais patronos, sempre seremos seus fundadores e nunca esqueceremos o que essa instituição de caridade é capaz de realizar quando está sob os cuidados certos”, acrescentou.

A Sentebale disse que não havia recebido as renúncias de seus patronos.

Em uma nota, Chandauka afirmou que continuará a desempenhar sua função.

“Há pessoas neste mundo que se comportam como se estivessem acima da lei e maltratam as pessoas, e depois se fazem de vítimas e usam a própria imprensa que desprezam para prejudicar as pessoas que têm a coragem de desafiar sua conduta”, ela afirmou.

Londres luta contra crise climática com zona de emissão ultrabaixa

Este conteúdo foi originalmente publicado em Príncipe Harry anuncia saída de ONG contra Aids por disputa com presidente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.