EUA não estão em guerra com Venezuela, diz diretor da CIA após deportações

A CIA não tem qualquer avaliação de que os Estados Unidos estejam atualmente em guerra com a Venezuela ou que o território americano esteja sendo invadido, disse o diretor da agência, John Ratcliffe, aos membros do Comitê de Inteligência da Câmara nesta quarta-feira (26).

As declarações respondem à Diretora de Inteligência Nacional, Tulsi Gabbard, que disse que existem diversas avaliações, provenientes de diferentes elementos da comunidade de inteligência, sobre se o governo venezuelano está dirigindo ações hostis contra os Estados Unidos através da gangue venezuelana Tren de Aragua.

No início deste mês, o presidente Donald Trump invocou uma lei de guerra, a Lei de Inimigos Estrangeiros, para justificar a deportação de supostos integrantes da gangue venezuelana Tren de Aragua sem ordens de remoção de juízes de imigração, como normalmente é necessário.

Apesar de um juiz ter rapidamente bloqueado a medida, o governo de Trump deportou mais de 200 venezuelanos — 137 sob a lei de tempo de guerra — para El Salvador, onde eles estão detidos na prisão antiterrorismo do país por um ano, sujeito a renovação.

A Lei de Inimigos Estrangeiros foi usada três vezes na história dos EUA, mais recentemente para deter e expulsar imigrantes japoneses, alemães e italianos durante a Segunda Guerra Mundial.

Este conteúdo foi originalmente publicado em EUA não estão em guerra com Venezuela, diz diretor da CIA após deportações no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.