Trump impõe tarifas de 25% sobre carros fabricados fora dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ampliou nesta quarta-feira (26) sua lista tarifária com a imposição de tarifas alfandegárias de 25% sobre “todos os automóveis que não são fabricados nos Estados Unidos”, uma medida que também alcança as peças sobressalentes. “Entra em vigor em 2 de abril; começamos a cobrar em 3 de abril”, afirmou o magnata republicano no Salão Oval da Casa Branca. “Vamos cobrar dos países por fazer negócios em nosso país e levar nossos empregos, levar nossa riqueza […] O que vamos implementar é uma tarifa de 25% sobre todos os automóveis que não forem fabricados nos Estados Unidos. Se forem fabricados nos Estados Unidos, não haverá tarifa alguma”, declarou. “Isso se soma às tarifas já existentes sobre essas mercadorias”, esclareceu um de seus assessores.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A taxa aplicada anteriormente era de 2,5%. Isso significa que os carros importados passarão a ser tributados em 27,5% de seu valor. No caso dos carros elétricos chineses, que já são taxados em 100% desde agosto de 2024, as tarifas subirão para 125%. “Metade dos veículos vendidos nos Estados Unidos é fabricada no exterior. E dos que são montados aqui, metade é fabricada com peças estrangeiras”, detalhou o assessor comercial de Donald Trump, Peter Navarro, em coletiva de imprensa. Haverá uma única exceção: os veículos montados em México e Canadá estarão sujeitos a um imposto de 25% apenas sobre a parte de peças sobressalentes que não procedam dos Estados Unidos.

Esse é um novo golpe para o setor automotivo e para países como Canadá e México, parceiros dos Estados Unidos no Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (T-MEC). O México exporta 80% dos veículos que fabrica para os Estados Unidos, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Geografia. As montadoras americanas possuem fábricas no exterior que abastecem o mercado interno, principalmente no Canadá e no México. Segundo o site da Ford, cerca de 20% dos veículos vendidos nos Estados Unidos são importados. E a General Motors importa aproximadamente 750 mil veículos por ano de Canadá e México.

*Com informações da AFP
Publicado por Sarah Paula

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.