Polícia prende mais 7 por ataques contra servidores de internet no Ceará

O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), prendeu sete criminosos do Comando Vermelho suspeitos de promover ataques contra empresas provedoras de internet no Sertão Central. As prisões ocorreram na manhã desta quinta-feira (27).

Em 12 de março, a Polícia Civil prendeu 17 suspeitos de participar dos ataques em Fortaleza, Caucaia, Horizonte e São Gonçalo do Amarante. 

Ao todo, são cumpridos nesta quinta-feira (27), 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Ceará.

A operação intitulada Dynamus tem como objetivo desarticular um grupo vinculado ao Comando Vermelho. A quadrilha é suspeita de promover extorsão, ameaças e danos materiais a equipamentos de telecomunicação de empresas provedoras de internet em Caridade, Paramoti e em localidades próximas.

A investigação teve início a partir do recebimento de um relatório encaminhado pela Polícia Militar. Segundo o documento, a facção criminosa passou a exigir às empresas pagamentos mensais no valor de R$ 20 por cliente, sob pena de represálias.

Após a negativa dos empresários em atender à exigência dos criminosos, atos de vandalismo e depredação foram registrados, incluindo a destruição de caixas de transmissão, antenas e redes de fibra óptica. Os crimes ocorreram, na maioria das vezes, no período da madrugada, especialmente após a meia-noite.

*Sob supervisão 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende mais 7 por ataques contra servidores de internet no Ceará no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.