Rebeldes do Iêmen afirmam ter disparado mísseis contra Israel e um navio de guerra dos EUA

Os rebeldes huthis do Iêmen afirmaram, nesta quinta-feira (27), que dispararam mísseis contra um navio de guerra dos Estados Unidos no Mar Vermelho e em direção a um aeroporto de Israel, logo após o Exército israelense dizer que interceptou projéteis daquele país.

Os huthis, que são apoiados pelo Irã, atacaram “o Aeroporto Ben Gurion (…) com um míssil balístico (…) e um alvo militar” no sul de Tel Aviv, disse seu porta-voz militar, Yahya Saree, em um vídeo.

Pouco antes, o Exército israelense relatou que dois mísseis disparados do Iêmen foram interceptados antes de entrarem em território israelense.

O porta-voz iemenita acrescentou que os rebeldes também atacaram “navios de guerra hostis no Mar Vermelho, incluindo o porta-aviões americano (USS Harry) Truman”, em resposta aos ataques contra o Iêmen atribuídos aos Estados Unidos.

Os rebeldes huthis relataram dois mortos e dois feridos nesta quinta-feira em uma série de ataques aéreos realizados, segundo eles, pelos Estados Unidos ao redor da capital, Sanaa.

De acordo com a rede dos huthis Al Massirah, cerca de vinte ataques foram realizados na região de Sanaa, ao norte e ao sul da capital.

Os Estados Unidos, aliados de Israel, anunciaram em 15 de março uma operação militar contra os huthis para impedi-los de atacar navios no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, uma zona marítima crucial para o comércio global.

Desde o início da guerra em Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do movimento islamista palestino Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, os huthis alegam agir em solidariedade aos palestinos, portanto atacam Israel e embarcações aliadas.

aya/dv/vl/bfi/feb/es/mb/aa

Adicionar aos favoritos o Link permanente.