Rei Charles mantém visita à Itália mesmo após mal-estar

LONDRES, 28 MAR (ANSA) – Após ser internado na última quinta-feira (27), o rei Charles III, do Reino Unido, trabalha hoje (28) de casa. Apesar do mal-estar, o monarca decidiu manter na agenda a visita de Estado à Itália com a rainha consorte, Camilla, marcada para 7 a 10 de abril entre Roma e Ravenna, segundo informações da BBC.   

De acordo com comunicado divulgado pelo Palácio de Buckingham ontem, Charles apresentou “efeitos colaterais temporários” devido ao tratamento contra um câncer, doença com a qual foi diagnosticado em fevereiro de 2024, mas que nunca foi especificada o seu tipo.   

O rei decidiu então cancelar seus compromissos externos previstos para esta sexta, preferindo trabalhar nos documentos de Estado de sua residência de Clarence House.   

O palácio não deu mais informações sobre quais foram os efeitos colaterais sentidos pelo monarca de 76 anos.   

Em relação à viagem à Itália, entre os dias 7 e 10 de abril, o casal real britânico teve que adiar sua passagem pelo Vaticano, devido aos problemas de saúde do papa Francisco.   

A programação inclui uma parada em Roma, onde participarão de uma missa na Capela Sistina sobre o “cuidado com a criação, refletindo o longo compromisso” de Francisco e do soberano “com a natureza”, além de encontros institucionais com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni.   

Charles e Camilla também passarão por Ravenna, com o objetivo de reforçar “a forte relação bilateral entre Itália e Reino Unido”.   

Essa será a quarta viagem ao exterior do monarca britânico após seu diagnóstico de câncer no ano passado e a primeira ao território italiano como sucessor ao trono de sua mãe, Elizabeth II, falecida em 8 de setembro de 2022.   

A visita também coincide com o aniversário privado do casal real, que comemora 20 anos de casamento em 9 de abril. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.