Secretários de Tarcísio se preparam para deixar cargos e disputar eleição

Secretários estaduais do governo Tarcísio de Freitas têm se articulado para deixar o comando das pastas que ocupam e disputar as eleições de 2026.

Entre os nomes que se destacam estão Guilherme Derrite, da Secretaria Estadual da Seguranca Publica, que deve buscar uma vaga no Senado por São Paulo, no Progressistas, e Arthur Lima, que deve tentar uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo União Brasil.

Segundo apuração da CNN, ao menos seis nomes do secretariado de Tarcísio planejam se candidatar em 2026. São eles:

  • Guilherme Derrite (Segurança Pública)
  • Arthur Lima (Casa Civil)
  • Guilherme Piai Filizzola (Agricultura e Abastecimento)
  • Valéria Bolsonaro (Políticas para a Mulher)
  • Coronel Helena Reis (Esportes)
  • Roberto de Lucena (Turismo e Viagens)

Para estarem aptos a disputar cargos no Legislativo estadual ou federal, os auxiliares de Tarcísio precisam se descompatibilizar dos cargos no poder Executivo até seis meses antes do primeiro turno das eleições de 2026. No ano que vem, a data final é 2 de abril.

Segundo fontes da CNN, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não se incomoda com esses movimentos. Pelo contrário. A articulação política do governador vê, com bons olhos, nomes diretamente ligados ao governo concorrendo a cargos eletivos, em diferentes partidos de centro, uma vez que isso ajuda a consolidar uma base de apoio mais ampla para ele próprio, que pretende disputar a reeleição.

O governador não pretende sair do Republicanos e aproveita as alianças para consolidar uma base multipartidária, envolvendo legendas como PL, União Brasil, Progressistas e outras siglas.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Secretários de Tarcísio se preparam para deixar cargos e disputar eleição no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.