Auditoria do TCE constata falta de água, fardas e mochilas em creches na Paraíba


Ação também constatou calor intenso nas salas de aula e mato alto em volta das unidades escolares. Creche que passou por auditoria do TCE na Paraíba
TCE-PB/Divulgação
Uma auditoria feita pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB) constatou problemas como falta de recebimento de fardas e mochilas, falta d’água constante, calor intenso nas salas de aula, parques infantis alagáveis e mato alto nos arredores de 28 creches localizadas na Paraíba.
A ação aconteceu em 81 municípios e 103 creches onde estão matriculadas mais de 10.200 mil crianças.
Veja o relatório do TCE
Do total de creches inspecionadas, 92,89% estão abertas e funcionam normalmente. Outros 3,3% estão abertas mas sem atividades, enquanto 8,8% estão fechadas. Nestas últimas, os auditores do TCE anotaram a reforma de duas, o remanejamento de alunos em quatro delas e um prédio fechado sem qualquer informação.
Apenas 44,7% das creches tinham sinais de reforma, algum tipo de recuperação ou pintura.
Creche que passou por auditoria do TCE na Paraíba
TCE-PB/Divulgação
Segundo o TCE, apenas uma escola oferece uma refeição diária para as crianças; 14 outras oferecem duas; sete oferecem três; 45 oferecem quatro; e 24 oferecem cinco.
Por conta disso, o tribunal pede que medidas urgentes sejam adotadas, especialmente de reparos em algumas unidades escolares.
Os próximos passos da auditoria são a emissão de um relatório consolidado e a emissão de relatórios individualizados de acompanhamento. O TCE também sugere a emissão de alertas.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.