“Mania de Você” chega ao fim com lista de tramas que contrariaram a lógica

A novela “Mania de Você” estreou em setembro de 2024 com a promessa de ser uma trama com um núcleo de protagonistas jovens, bonitos, com romances, intrigas, vingança e trocas de casais, tudo isso em um cenário paradisíaco na Costa Verde, em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro.

Mas tudo isso não foi suficiente para segurar o público diante da televisão, e a produção chegou ao fim nesta sexta-feira (28) — veja todos os desfechos do último capítulo — acumulando uma longa de fila de cenas que contrariaram a lógica do senso comum e surpreenderam até mesmo fãs do autor João Emanuel Carneiro.

A primeira fase da novela — que se passou dez anos antes da atual — chamou a atenção do público: as cenas e a história, que tinha a proposta de um plot twist por capítulo, viralizaram nas redes sociais. Mas, quando os anos se passaram na trama, algumas reviravoltas repercutiram mal junto à audiência.

Veja alguns exemplos de momentos em que “Mania de Você” subverteu as expectativas.

Crime sem explicação

Antes da passagem de tempo da novela, Molina (Rodrigo Lombardi) havia sido “assassinado” em uma sala onde estava com as luzes apagadas. Mavi (Chay Suede) supostamente teria acertado em cheio o peito do próprio pai em um ambiente completamente escuro. Ele não só mostrou ter uma mira perfeita como conseguiu acertar o empresário enquanto ele brigava fisicamente com Rudá (Nicolas Prattes).

Depois, o pescador foi incriminado por um crime que tinha outras quatro testemunhas no ambiente. Isso despertou dúvidas nunca respondidas: será que o depoimento de nenhuma dessas pessoas era válido? A arma do suposto crime que teria matado Molina não tinha outras impressões digitais?

Tráfico humano com liberdades

Quando Rudá fugiu para Portugal, ele foi obrigado a trabalhar em uma boate de prostituição e só conseguiu escapar quando foi ajudado por Filipa (Joana de Verona). Depois, foi a vez de Michele (Alanis Guillen) e Cristiano (Bruno Montaleone) caírem no mesmo golpe da oportunidade de emprego no exterior, mas eles não tiveram a mesma esperteza.

O casal circulava por pontos turísticos de Lisboa, andava tranquilamente pelas ruas, mesmo sabendo que os dois estavam em uma enrascada. A dupla era alvo de ameaças de um traficante: se fossem à polícia e explicassem o que aconteceu, seriam imediatamente deportados, pois estavam ilegais no país.

Os dois sempre falavam “mas o traficante está com nossos passaportes”. Mas, então, por que não fazer um boletim de ocorrência, apelar ao consulado brasileiro ou buscar algum outro tipo de ajuda, já que o casal não era vigiado em tempo integral?

Apatia da mocinha

Luma (Agatha Moreira) levou um golpe de Mavi, com quem havia se casado legalmente. Ele roubou toda a fortuna milionária dela, a deixou na miséria, e ela não procurou o rapaz por dez anos. Nem mesmo denunciou o caso à polícia. Se ela já tinha o nome completo do ex-marido, o que ela perderia em levar todos os dados às autoridades a fim de recuperar seu patrimônio?

A mocinha só resolveu reagir quando viu a antiga melhor amiga, Viola (Gabz), em um reality culinário e foi pedir um emprego para ela. Até aí, tudo bem! É hora de levantar a cabeça, mas quem perde uma fortuna e fica tranquila com isso? A novela não conseguiu esclarecer o que motivou a apatia da mocinha por tanto tempo depois de sofrer um golpe tão duro.

Ísis, a vilã submissa à chantagem

Ísis (Mariana Ximenes) conseguiu matar o próprio marido com a ajuda do amante, Guto (Allan Souza Lima), e passou a ser chantageada por ele. Depois que Berta (Eliane Giardini) o matou, ela começou a ser extorquida por Leidi (Thalita Carauta) e sua família. Mas, com tantos recursos à disposição, o que impediu a vilã de dar um fim às ameaças da rival? Outra dúvida que ficou sem resposta.

Mortes repetidas

Volney (Fabio Rocha) descobriu que Molina estava vivo depois de seguir Mércia (Adriana Esteves) até o barco onde ele estava hospedado. Quando foi enfrentar o vilão, acabou dopado, jogado no mar ainda vivo e morreu afogado.

Iberê (Jaffar Bambirra) teve um fim bem parecido. Ele viajou para a Suíça para descobrir algo sobre o misterioso Julius Eyer, percebeu que ele, na verdade, era Molina e foi ameaçado por Mércia. Até aí, tudo bem. O problema foi quando o irmão de Rudá resolveu contar toda a verdade. Ele poderia ter fugido ou se escondido em algum lugar, mas deu bandeira, foi dopado, colocado dentro de uma caixa, jogado no mar ainda vivo e morreu afogado. Mas a gente já não tinha visto essa cena?

Cadê o Zon?

Desde que roubou o dinheiro de Luma, Mavi construiu uma inteligência artificial que dava todas as respostas que o empresário queria: desde “onde está Viola?” a “me mostre todas as câmeras do resort”. Zon era uma ferramenta que tinha resposta para tudo. Mas, no final da novela, a IA já não funcionava mais. Tudo o que Mavi queria fazer, ele mesmo tinha que procurar, porque Zon já não era mais uma opção.

Morte que não foi morte

O caso mais emblemático de uma morte que não aconteceu foi o de Molina. O empresário supostamente havia sido assassinado com dois tiros pelo próprio filho, Mavi, que passou a novela inteira culpando Rudá pelo acontecido. De repente (apesar de ser uma reviravolta prevista pelo autor), o empresário ressurgiu das cinzas e mostrou que estava vivíssimo. O problema é que já havia uma pessoa presa pelo falso crime.

Luma sempre disse que sentia muita culpa por ter optado por vender a Mavi o vídeo que poderia inocentar Rudá do crime. Ela foi a primeira a descobrir que Molina estava vivo, chegou a falar com ele pessoalmente e, quando poderia correr na polícia e resolver esse erro do passado, ela optou por fazer um novo acordo com o vilão. Para muita gente, ficou difícil de entender.

Outra morte que não aconteceu foi de Viola. Depois do acidente de helicóptero, a produção tentou convencer que ela havia morrido, mas a chef de cozinha tirou quase um ano sabático, longe de todos, para se manter distante de Mavi, que causou a queda da aeronave… mas, assim que todo mundo ficou sabendo, ela voltou a viver normalmente com o pessoal da Lona Cultural, na comunidade.

Muitos novos personagens

Por falar em Lona Cultural, a novela trouxe, sem grandes explicações, muitos novos personagens que parte público não conseguiu sequer decorar os nomes, muito menos o enredo deles. Os papéis mais marcantes foram os de Rhodes (Leonardo Bittencourt), Marcel (Bukassa Kabengele) e Sumiu (Pedro Sol Victorino). O restante, aparentemente, não chegou a deixar saudade.

Outros personagens rápidos que apareceram só para dar um “oi” e sumiram foram Walter (Cadu Libonati), Luzia (Dani Barros), Magda (Débora Lamm), Leo Caravelli (Nill Marcondes), Rebeca (Rayssa Bratillieri), Bóris (André Abujamra), Douglas (Pierre Baitelli) e Marco (Mumuzinho).

Cenas inusitadas

Viola estava dentro de um helicóptero em movimento, que estava perdendo a força por estar sem combustível (detalhe: o piloto não reparou nisso), em meio a uma forte tempestade, e decidiu pular no mar antes que ele se chocasse contra as pedras. A água não estava revolta, e ela conseguiu se salvar sem qualquer arranhão.

Outro momento que virou meme nas redes sociais foi a sequência em que Mércia está no mar com uma boia furada e começa a afundar. Molina a resgatou depois de deixá-la um tempo sofrendo ali. A montagem e os efeitos usados para encenar o afogamento despertaram críticas. A sensação do público foi que os atores não gravaram as cenas ao mesmo tempo e que as imagens da personagem de Adriana Esteves no mar não ficaram muito convincentes.

Outra cena vista com ressalvas pelo público foi o momento em que Mércia salvou Molina das mãos da máfia russa. Os capangas não foram capazes de matar o vilão mesmo com ele na mira de uma arma, e Mércia chegou como uma grande heroína para salvar o parceiro e colocá-lo em um carro, enquanto os bandidos ficaram parados, olhando e, só depois, atiraram.

Outro núcleo que chamou a atenção tinha como foco o restaurante do resort da trama. Tanto com Luma ou com Viola, a chef que comandava o local nunca estava no restaurante. Elas pouco apareciam trabalhando e sempre tinham algo para resolver. Na época de Viola, o estabelecimento chegou a ser premiado, apesar das raras aparições da chef na cozinha.

“Mania de Você”: saiba quem são os personagens da novela das 21h

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Mania de Você” chega ao fim com lista de tramas que contrariaram a lógica no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.