Audiência de liquidação da Country Garden é adiada para janeiro, diz tribunal de Hong Kong

Um tribunal de Hong Kong adiou nesta segunda-feira a audiência de uma petição de liquidação da Country Garden até 20 de janeiro de 2025, dando um fôlego para a empreendedora chinesa, que está tentando finalizar um plano de renovação da dívida offshore.

A Ever Credit Limited, uma unidade da Kingboard Holdings, listada em Hong Kong, entrou com a petição de liquidação contra a Country Garden em fevereiro por falta de pagamento de um empréstimo de US$ 205 milhões.

A incorporadora não pagou seus títulos offshore no valor de US$ 11 bilhões no ano passado.

Um advogado da Country Garden disse ao tribunal na segunda-feira que a incorporadora espera publicar os termos de reestruturação da dívida offshore para os credores em setembro e que planeja buscar a aprovação do tribunal para esse acordo no início do próximo ano.

A audiência sobre a petição de liquidação da Country Garden ocorre em um contexto em que as autoridades chinesas estão intensificando os esforços para reavivar o setor imobiliário depois que ele entrou em uma crise de dívida sem precedentes em meados de 2021.

Nos últimos dois anos, uma lista crescente de incorporadoras não cumpriu com suas obrigações de pagamento de dívidas no exterior.

Muitas estão enfrentando processos de liquidação movidos por credores, sendo o mais recente o Sino-Ocean Group, apoiado pelo Estado.

Na audiência desta segunda-feira, o advogado da Country Garden, Jose-Antonio Maurellet, disse que a reestruturação da dívida offshore da empresa é um exercício complicado e de grande escala, mas que está fazendo “progressos substanciais” com reuniões semanais e quinzenais entre a empresa e os consultores dos credores.

Um grupo de credores bancários e um grupo de detentores de títulos também apoiaram o pedido da Country Garden de adiamento da audiência para permitir que a empresa cumpra o cronograma de reestruturação esperado.

Se a Country Garden conseguir apresentar uma proposta de reestruturação da dívida aos seus credores offshore e obtiver a aprovação deles para implementá-la, a incorporadora poderá, então, se opor ao pedido de liquidação.

Uma ordem de liquidação contra a Country Garden pioraria as perspectivas do setor imobiliário da China, que os formuladores de políticas estão lutando para reviver, apesar das ondas de medidas de estímulo desde 2022.

As ações da Country Garden em Hong Kong foram suspensas da negociação desde 2 de abril, enquanto se aguarda a divulgação de seus resultados financeiros de 2023.

Maurellet disse ao tribunal que a incorporadora tem atualmente mais de 40.000 funcionários em tempo integral e 3.134 projetos em andamento, dos quais 3.103 estão na China continental.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Audiência de liquidação da Country Garden é adiada para janeiro, diz tribunal de Hong Kong no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.