Hamas aceita proposta de cessar-fogo e divulga novo vídeo com refém israelense

O grupo Hamas anunciou neste sábado (29) que aceitou uma nova proposta de cessar-fogo mediada por Egito e Catar. “Recebemos uma proposta dos irmãos mediadores e a aprovamos. Esperamos que a ocupação [Israel] não a bloqueie”, declarou Khalil al Hayya, integrante do gabinete político do Hamas. Ele ressaltou que as armas do grupo representam uma “linha vermelha” e que a decisão agora depende da aprovação israelense.

Também neste sábado, o Hamas divulgou um novo vídeo de um refém israelense mantido na Faixa de Gaza. Nas imagens, Elkana Bohbot, cidadão colombiano-israelense, implora para que as autoridades israelenses garantam sua liberação. Bohbot foi sequestrado durante o ataque ao festival de música no sul de Israel em 7 de outubro de 2023.

No vídeo, com duração de mais de três minutos, ele fala em hebraico e faz gestos de desespero. Ele também alerta que os bombardeios israelenses em Gaza ameaçam sua vida e pede para ser reunido com sua esposa e filho. Não foi verificado quando ou onde as imagens foram gravadas. Bohbot já havia aparecido em outra gravação divulgada na segunda-feira pelas Brigadas Ezedin Al Qassam, o braço armado do Hamas, ao lado de outro refém, Yosef Haim Ohana. No vídeo anterior, ambos relataram os riscos que enfrentam desde a retomada dos ataques israelenses em 18 de março, após mais de dois meses de trégua.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, concedeu nacionalidade colombiana a Bohbot em novembro de 2023, um mês após o início da guerra em Gaza. Atualmente, 58 dos 251 reféns capturados no ataque de 2023 seguem em cativeiro, segundo o Exército de Israel. Destes, 34 teriam morrido.

*Com informações da AFP
Publicado por Felipe Cerqueira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.