Mapeamento da PF mostra que fuzil viajou mil km e foi usado em diferentes assaltos

O programa Fantástico, da TV Globo, mostrou, neste domingo, dia 30, como uma investigação revelou o caminho das armas a partir de um mapeamento feito pela Polícia Federal. Um único fuzil “viajou” mais de mil quilômetros e foi usado em diferentes assaltos pelo País durante quase um ano e meio.

Carla e Gustavo, vítimas dos assaltos, contaram sobre o desespero diante da ameaça provocada por uma arma de guerra. “Eles vêm muito bem esquematizados, eles são muito bem organizados”, afirmou Carla. “Tinha muita munição”, disse Gustavo.

A arma rodou mais de 1.300 quilômetros e foi usada em pelo menos mais um crime até finalmente ser apreendida. Existem muitos outros casos de armas viajando centenas de quilômetros por todo o território brasileiro que foram descobertos pelo SINAB (Sistema Nacional de Análise Balística).

“É uma nova forma de trabalhar, proativa, que tende a levar a um número muito maior de soluções de crimes cometidos com o uso de arma de fogo”, afirmou o perito criminal Lehi Sudy dos Santos.

A plataforma que identifica diferentes crimes cometidos com a mesma arma já identificou mais de quatro mil armas, incluindo o fuzil que aterrorizou Gustavo e Carla.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.