RecuperaFone: programa devolve aparelhos roubados no Amazonas

Uma nova ação de entrega de celulares recuperados de roubos e furtos será realizada entre terça-feira (1) e sexta-feira (4) pelo governo do Amazonas através do programa RecuperaFone, na sede do Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC), em Manaus.

A iniciativa organizada por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) garante a devolução de aparelhos cadastrados no projeto. Uma lista foi divulgada na última sexta-feira (28) com os nomes dos proprietários que tiveram os aparelhos recuperados.

Os cidadãos listados no edital devem comparecer à sede do NIRC com um documento original de identificação e algum comprovante de posse do aparelho, como nota fiscal, caixa do dispositivo ou o boletim de ocorrência registrado após o roubo ou furto.

Como funciona o programa

O RecuperaFone foi lançado em setembro de 2024 e já devolveu 1.850 celulares aos seus donos, de um total de 4 mil aparelhos recuperados. A iniciativa cruza informações de boletins de ocorrência com o IMEI dos dispositivos por meio de um software especializado.

Quando um aparelho com restrição é identificado, a polícia entra em contato com o usuário via WhatsApp verificado da SSP-AM para providenciar a devolução.

O programa visa reduzir os índices de roubo e furto de celulares no estado, seguindo um modelo implementado no Piauí, onde houve uma queda de 60% nos crimes relacionados a celulares.

A meta da SSP-AM é atingir uma redução de até 90% nos próximos anos.

Como denunciar e recuperar um celular roubado:

  • Registre um boletim de ocorrência presencialmente em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou via Delegacia Virtual;
  • Informe o IMEI do celular no boletim de ocorrência;
  • Aguarde o contato da polícia caso o aparelho seja recuperado;
  • O NIRC está localizado na sede da SSP-AM, na Avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, Monte das Oliveiras, no Shopping Via Norte.

Este conteúdo foi originalmente publicado em RecuperaFone: programa devolve aparelhos roubados no Amazonas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.